Entre encruzilhadas e afetos

minha trajetória docente no Colégio de Aplicação João XXIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50353

Palavras-chave:

Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, Trajetória docente, Desenvolvimento mediado

Resumo

Este relato de experiência reconstitui criticamente minha trajetória de nove anos (2016-2025) como professora de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação João XXIII (CAp), abordando vivências multifacetadas na docência, formação de professores, gestão e pesquisa. O texto articula a narrativa autobiográfica com referenciais teóricos como a Teoria Sociocultural de Vigotski, os estudos decoloniais e a Pedagogia das Encruzilhadas. O objetivo é refletir sobre os processos de mediação pedagógica, os atravessamentos relacionais e a escola como espaço de produção de conhecimento. A metodologia baseia-se na memória reflexiva e na análise da pesquisa de doutorado desenvolvida no CAp, cujos resultados evidenciam o Desenvolvimento Mediado como potência transformadora. Conclui-se reafirmando a educação pública como território de resistência, afeto e esperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Quartarolo Vargas, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Minha área de pesquisa atual engloba estudos sobre processos de ensino e aprendizagem de línguas, formação de professores e educação inclusiva, com foco na superdotação.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 245 p.

GLASER, Barney.; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New Jersey: Aldine Transactions, 2017. E-book. 598p.

LANTOLF, James. Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. E-book. 7188 p.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2017.

MIRANDA, Adriana. Learning to fly: um dicionário de bordo de uma professora em devir. 52 f. Trabalho de formação docente – especialização em Residência Docente (manuscrito) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2023.

NEWMAN, Fred; HOLZMAN, Lois. Lev Vygotsky: Revolutionary Scientist. New York: Routledge, 2002.

NICOLAIDES, Christine; BRAGA, Junia; Quartarolo Vargas, Bruna. O uso de um instrumento de autorreflexão em um contexto de formação inicial de professores de línguas com vistas ao desenvolvimento do letramento crítico e à transformação social - a autonomia sociocultural, as tecnologias e suas inter-relações. Calidoscópio (UNISINOS), v. 19, p. 494-508, 2021.

POEHNER, Mathew; INFANTE. Paolo. Mediated development and the internalization of psychological tools in second language (L2) education. Learning, Culture and Social Interaction, Amsterdã, vol. 22, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2210656119301114. Acesso em: 22 nov. 2019.

POEHNER, Mathew.; INFANTE, Paolo. Mediated development: A pedagogical framework for interlanguage pragmatics. In: Language and Sociocultural Theory, v. 2, n. 1, p. 1-28, 2015.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional. 2010. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

QUARTAROLO VARGAS, Bruna; NICOLAIDES, Chrisitne. Entrevista com Adolfo Tanzi Neto: uma perspectiva sócio-histórico-cultural do ensino híbrido e suas tecnologias. ILHA DO DESTERRO, v. 74, p. 493-504, 2021.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

REGO, Tereza Cristina. Vigotski: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 140 p.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 78, p. 3-46, 2007. Disponível em http://journals.openedition.org/rccs/753. Acesso em 23 de setembro de 2025.

SOUZA, Patrícia Martins; VARGAS, Bruna Quartarolo. Cultura(s) em livros de inglês do Programa Nacional do Livro Didático: caminhos possíveis para uma educação intercultural crítica. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, v. 2, p. 105-130, 2021.

STETSENKO, Anne. Teaching-learning and development as activist projects: A Vygotskian perspective. In: Journal of Curriculum Studies, v. 45, n. 1, p. 1-20, 2013a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Projeto Residência Docente. Juiz de Fora, 2018, p. 3.

VARGAS, Bruna Quartarolo; GUARILHA, Victória Alves. (Trans)formação de professoras de língua inglesa? duas narrativas, múltiplas histórias. Revista Práticas de Linguagem, v. 9, p. 56-65, 2020.

VARGAS, Bruna Quartarolo. Aulas online e o conflito como instrumento de aprendizado e transformação. THE ESPECIALIST, v. 40, p. 1-14, 2019.

VARGAS, Bruna Quartarolo. Avaliação dinâmica por pares: uma atividade de instrução-e-avaliação em busca da aprendizagem-e-desenvolvimento. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico Cultural e da Atividade, v. 3, p. 1-26, 2021.

VARGAS, Bruna Quartarolo. A mediação no desenvolvimento com alunos do ensino médio em interações em língua inglesa pelo prisma da teoria sociocultural. 2021. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

VIGOSTKI, L. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 336 p.

VIGOSTKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 194 p.

VYGOTSKY, L. S. The problem of the environment. In: VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (orgs.). The Vygotsky Reader. Cambridge: Blackwell, 1994. p. 338-354.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, 2009.

Downloads

Publicado

2025-11-17

Edição

Seção

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF