Entre encruzilhadas e afetos
minha trajetória docente no Colégio de Aplicação João XXIII
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50353Keywords:
Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, Trajetória docente, Desenvolvimento mediadoAbstract
Este relato de experiência reconstitui criticamente minha trajetória de nove anos (2016-2025) como professora de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação João XXIII (CAp), abordando vivências multifacetadas na docência, formação de professores, gestão e pesquisa. O texto articula a narrativa autobiográfica com referenciais teóricos como a Teoria Sociocultural de Vigotski, os estudos decoloniais e a Pedagogia das Encruzilhadas. O objetivo é refletir sobre os processos de mediação pedagógica, os atravessamentos relacionais e a escola como espaço de produção de conhecimento. A metodologia baseia-se na memória reflexiva e na análise da pesquisa de doutorado desenvolvida no CAp, cujos resultados evidenciam o Desenvolvimento Mediado como potência transformadora. Conclui-se reafirmando a educação pública como território de resistência, afeto e esperança.
Downloads
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 245 p.
GLASER, Barney.; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New Jersey: Aldine Transactions, 2017. E-book. 598p.
LANTOLF, James. Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. E-book. 7188 p.
MIGNOLO, Walter. Desobediência epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2017.
MIRANDA, Adriana. Learning to fly: um dicionário de bordo de uma professora em devir. 52 f. Trabalho de formação docente – especialização em Residência Docente (manuscrito) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2023.
NEWMAN, Fred; HOLZMAN, Lois. Lev Vygotsky: Revolutionary Scientist. New York: Routledge, 2002.
NICOLAIDES, Christine; BRAGA, Junia; Quartarolo Vargas, Bruna. O uso de um instrumento de autorreflexão em um contexto de formação inicial de professores de línguas com vistas ao desenvolvimento do letramento crítico e à transformação social - a autonomia sociocultural, as tecnologias e suas inter-relações. Calidoscópio (UNISINOS), v. 19, p. 494-508, 2021.
POEHNER, Mathew; INFANTE. Paolo. Mediated development and the internalization of psychological tools in second language (L2) education. Learning, Culture and Social Interaction, Amsterdã, vol. 22, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2210656119301114. Acesso em: 22 nov. 2019.
POEHNER, Mathew.; INFANTE, Paolo. Mediated development: A pedagogical framework for interlanguage pragmatics. In: Language and Sociocultural Theory, v. 2, n. 1, p. 1-28, 2015.
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional. 2010. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
QUARTAROLO VARGAS, Bruna; NICOLAIDES, Chrisitne. Entrevista com Adolfo Tanzi Neto: uma perspectiva sócio-histórico-cultural do ensino híbrido e suas tecnologias. ILHA DO DESTERRO, v. 74, p. 493-504, 2021.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
REGO, Tereza Cristina. Vigotski: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 140 p.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 78, p. 3-46, 2007. Disponível em http://journals.openedition.org/rccs/753. Acesso em 23 de setembro de 2025.
SOUZA, Patrícia Martins; VARGAS, Bruna Quartarolo. Cultura(s) em livros de inglês do Programa Nacional do Livro Didático: caminhos possíveis para uma educação intercultural crítica. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, v. 2, p. 105-130, 2021.
STETSENKO, Anne. Teaching-learning and development as activist projects: A Vygotskian perspective. In: Journal of Curriculum Studies, v. 45, n. 1, p. 1-20, 2013a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Projeto Residência Docente. Juiz de Fora, 2018, p. 3.
VARGAS, Bruna Quartarolo; GUARILHA, Victória Alves. (Trans)formação de professoras de língua inglesa? duas narrativas, múltiplas histórias. Revista Práticas de Linguagem, v. 9, p. 56-65, 2020.
VARGAS, Bruna Quartarolo. Aulas online e o conflito como instrumento de aprendizado e transformação. THE ESPECIALIST, v. 40, p. 1-14, 2019.
VARGAS, Bruna Quartarolo. Avaliação dinâmica por pares: uma atividade de instrução-e-avaliação em busca da aprendizagem-e-desenvolvimento. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico Cultural e da Atividade, v. 3, p. 1-26, 2021.
VARGAS, Bruna Quartarolo. A mediação no desenvolvimento com alunos do ensino médio em interações em língua inglesa pelo prisma da teoria sociocultural. 2021. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
VIGOSTKI, L. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 336 p.
VIGOSTKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 194 p.
VYGOTSKY, L. S. The problem of the environment. In: VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (orgs.). The Vygotsky Reader. Cambridge: Blackwell, 1994. p. 338-354.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, 2009.
