Empirismo, Natureza e Educação
Diálogo entre Locke e Rousseau nas bases da pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49488Palavras-chave:
John Locke, Educação, Empirismo, ConhecimentoResumo
O pensamento de John Locke exerceu influência significativa na filosofia moderna e nas concepções educacionais ao defender o empirismo como base do conhecimento, contrapondo-se ao inatismo racionalista. Segundo Locke, a mente humana seria uma “tábula rasa”, sendo moldada pelas experiências sensíveis. Este artigo tem como objetivo analisar como os fundamentos do empirismo lockeano, em diálogo com a proposta educativa de Jean-Jacques Rousseau, impactam práticas pedagógicas contemporâneas. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica de obras originais e de autores que discutem a influência desses pensadores na educação. Os resultados indicam que ambos valorizam a experiência como eixo da aprendizagem, bem como o desenvolvimento da razão, da moral e da autonomia. Suas concepções pedagógicas contribuem para uma abordagem ativa, centrada no estudante e voltada à formação integral do sujeito. A análise evidencia a atualidade dessas ideias, inclusive em contextos mediados por tecnologias educacionais e Inteligência Artificial, reafirmando o papel da educação na formação crítica e emancipadora.
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