Empirismo, Natureza e Educação

Diálogo entre Locke e Rousseau nas bases da pedagogia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49488

Keywords:

John Locke, Educação, Empirismo, Conhecimento

Abstract

O pensamento de John Locke exerceu influência significativa na filosofia moderna e nas concepções educacionais ao defender o empirismo como base do conhecimento, contrapondo-se ao inatismo racionalista. Segundo Locke, a mente humana seria uma “tábula rasa”, sendo moldada pelas experiências sensíveis. Este artigo tem como objetivo analisar como os fundamentos do empirismo lockeano, em diálogo com a proposta educativa de Jean-Jacques Rousseau, impactam práticas pedagógicas contemporâneas. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica de obras originais e de autores que discutem a influência desses pensadores na educação. Os resultados indicam que ambos valorizam a experiência como eixo da aprendizagem, bem como o desenvolvimento da razão, da moral e da autonomia. Suas concepções pedagógicas contribuem para uma abordagem ativa, centrada no estudante e voltada à formação integral do sujeito. A análise evidencia a atualidade dessas ideias, inclusive em contextos mediados por tecnologias educacionais e Inteligência Artificial, reafirmando o papel da educação na formação crítica e emancipadora.

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Author Biographies

Gustavo Garcia de Amo, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação (em andamento) pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Processos Educativos e Inclusão. Atua como professor no SENAI, com experiência em Tecnologia da Informação, Educação Profissional e Tecnologias Educacionais. Integra grupo(s) e projetos de pesquisa voltados à inovação pedagógica, Inteligência Artificial aplicada à educação e análise de evasão escolar. Suas áreas de atuação incluem Educação Profissional e Tecnológica, Inteligência Artificial na educação, gestão de dados institucionais, formação docente e inclusão educacional.

Airton Zancanaro, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Possui graduação em Bacharel em Ciências da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999). Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-IFC Campus Camboriú) na linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão. Pesquisador de temas como: Educação a Distância, Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, disseminação do conhecimento, Educação Digital e Inteligência Artificial aplicada a educação. Tem experiência no desenvolvimento de sistemas para Web e EaD, Moodle e produção de materiais.

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Published

2025-11-14