A dengue e o ensino de Ciências da Natureza em um itinerário formativo

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45290

Palavras-chave:

Dengue, Ciências da Natureza, Experimentação

Resumo

Compreendemos que o estudo de Ciências da Natureza vai além da memorização e aplicação de conceitos e fórmulas. O desenvolvimento dessa Ciência envolve a observação de transformações ocorridas na natureza e no universo. Em muitos casos, tais observações requerem do aluno o contato direto com os fenômenos juntamente à possibilidade de experimentações que deem suporte para a criação de teorias correlacionadas. Assim, o presente trabalho tem a seguinte questão de investigação: de que maneira a área de Ciências da Natureza pode contribuir nas discussões acerca da epidemia de dengue? Mediante esse questionamento, temos como objetivo geral investigar duas aulas desenvolvidas no itinerário formativo intitulado de “Pesquisa e Intervenção” de uma instituição da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, no primeiro semestre de 2024. Em linhas gerais, há indícios de que as intervenções realizadas possibilitaram a construção de novos conhecimentos acerca da temática, mostrando a importância de se trabalhar com questões sociais mais amplas.

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Biografia do Autor

Brenda Finamor de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Química pela UFSJ.

Ana Luiza Guedes Edilberto, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Química pela UFSJ.

Guilherme Soares Boa Morte, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Química (UFSJ). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UFSJ.

Wallace Alves Cabral, Universidade Federal de São João del Rei

Licenciado em Química (UFJF). Mestre e Doutor em Educação (PPGE-UFJF). Professor adjunto do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UFSJ.

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Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Dossiê PIBID