A dengue e o ensino de Ciências da Natureza em um itinerário formativo
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45290Palabras clave:
Dengue, Ciências da Natureza, ExperimentaçãoResumen
Compreendemos que o estudo de Ciências da Natureza vai além da memorização e aplicação de conceitos e fórmulas. O desenvolvimento dessa Ciência envolve a observação de transformações ocorridas na natureza e no universo. Em muitos casos, tais observações requerem do aluno o contato direto com os fenômenos juntamente à possibilidade de experimentações que deem suporte para a criação de teorias correlacionadas. Assim, o presente trabalho tem a seguinte questão de investigação: de que maneira a área de Ciências da Natureza pode contribuir nas discussões acerca da epidemia de dengue? Mediante esse questionamento, temos como objetivo geral investigar duas aulas desenvolvidas no itinerário formativo intitulado de “Pesquisa e Intervenção” de uma instituição da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, no primeiro semestre de 2024. Em linhas gerais, há indícios de que as intervenções realizadas possibilitaram a construção de novos conhecimentos acerca da temática, mostrando a importância de se trabalhar com questões sociais mais amplas.
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