A constituição da autoria dos estudantes

práticas educativas integrativas entre psicanálise e arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.45135

Palavras-chave:

Educação; Psicanálise; Arte

Resumo

Silenciadora dos afetos e representações de estudantes e professores e, assim, de fatores socioeconômicos que interferem na educação, a educação brasileira tem sido geradora de sofrimento. Conforme a psicanálise, os comportamentos escolares desviantes precisam ser vistos como manifestações de o que foi tornado inconsciente, mas que não cessa de se manifestar. Esses elementos podem ser escutados por práticas educativas com intencionalidade estética e pela escuta analítica. O objetivo deste estudo foi investigar a mobilização da presença transformadora dos afetos e representações inconscientes a partir do autorretrato. A metodologia, de ordem qualitativa, envolveu 25 crianças e três professoras de uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. O procedimento incluiu composição e apreciação de autorretratos e o compartilhar sobre a experiência e atitude de escuta analítica das pesquisadoras. Desenrolaram-se interações estéticas e de fala reveladoras das necessidades e desejos não expressos nos ambientes tradicionais de educação.

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Biografia do Autor

Juliana Telles, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia da Arte e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Psicóloga, graduada pela Universidade de Brasília. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília

Pós Doutora em Sciences de l'Education pela Universidade Paris V, René Descartes; profa. Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde e de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania; participa nos planos de trabalho do Ágora Psyché (PGPDS) e atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. 

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Publicado

2024-08-23