A constituição da autoria dos estudantes

práticas educativas integrativas entre psicanálise e arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.45135

Palabras clave:

Educação; Psicanálise; Arte

Resumen

Silenciadora dos afetos e representações de estudantes e professores e, assim, de fatores socioeconômicos que interferem na educação, a educação brasileira tem sido geradora de sofrimento. Conforme a psicanálise, os comportamentos escolares desviantes precisam ser vistos como manifestações de o que foi tornado inconsciente, mas que não cessa de se manifestar. Esses elementos podem ser escutados por práticas educativas com intencionalidade estética e pela escuta analítica. O objetivo deste estudo foi investigar a mobilização da presença transformadora dos afetos e representações inconscientes a partir do autorretrato. A metodologia, de ordem qualitativa, envolveu 25 crianças e três professoras de uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. O procedimento incluiu composição e apreciação de autorretratos e o compartilhar sobre a experiência e atitude de escuta analítica das pesquisadoras. Desenrolaram-se interações estéticas e de fala reveladoras das necessidades e desejos não expressos nos ambientes tradicionais de educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Telles, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia da Arte e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Psicóloga, graduada pela Universidade de Brasília. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília

Pós Doutora em Sciences de l'Education pela Universidade Paris V, René Descartes; profa. Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde e de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania; participa nos planos de trabalho do Ágora Psyché (PGPDS) e atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. 

Citas

ABEL, Marcos Chedid. Verdade e fantasia em Freud. Ágora, 14, 1. Rio de Janeiro, 2011. https://www.scielo.br/j/agora/a/H43zFQjJmWzxncsLh44XcQy/?lang=pt Acesso em: 27 nov. 2022.

BENETTI, Djeison; SANTOS, Vinícius Machado Pereira, dos; SOUZA, Aldi Nestor de. (2019). Matemática e Surrealismo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, (Vol. 33, 64, p. 854-870). https://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a20 Acesso em: 27 nov. 2022.

CENCI, Angelo Vitório. A educação, a crise da esfera pública e o desafio da formação da vontade democrática sob a égide do neoliberalismo. Espacios en blanco. Serie indagaciones, (Vol. 29, 2, p. 1-100), 2019. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-94852019000200009&lng=es&tlng=pt Acesso em: 27 nov. 2022.

COUTINHO, Luciana Gageiro; CARNEIRO, Cristiana. Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: o que dizem os especialistas? Physis: Revista de Saúde Coletiva, (Vol. 28, 4, p. 1-17), 2018. https://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280407 Acesso em: 27 nov. 2022.

COUTO, Daniela Paula do; CASTRO, Júlio Eduardo de. A criança entre a subjetividade dos pais e o ideal médico-científico. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, (Vol. 22, 1, p. 19-30), 2019. https://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982019001003 Acesso em: 27 nov. 2022.

FANIZZI, Caroline. A docência sob a hegemonia da dimensão técnica e metodológica do discurso educacional. Educação & Sociedade, (Vol. 40, p. 1-16), 2019. https://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302019222675 Acesso em: 27 nov. 2022.

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas; LIBÂNEO, José Carlos. Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil. Linhas Críticas, (Vol. 24, p. 367-387), 2019. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21850 Acesso em: 27 nov. 2022.

FREUD, Sigmund. O poeta e o fantasiar. In.: FREUD, Sigmund. (2015[1856-1939]). Arte, literatura e os artistas (p. 34-42). Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Texto original publicado em 1908.

FREUD, Sigmund. O inconsciente. In.: FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). (Coleção Obras completas; Vol. 12, p. 99-150). São Paulo: Companhia das Letras, 2010a. Texto original publicado em 1915.

FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. In.: FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). (Coleção Obras completas; Vol. 18, p. 13-123). São Paulo: Companhia das Letras, 2010b. Texto original publicado em 1930.

GIRALDO, Efrén. Autorretrato y viaje interior en el ensayo literario colombiano del siglo XX: Fernando González y Hernando Téllez. Perífrasis, (Vol. 3, 5, p. 49-64), 2012. https://revistas.uniandes.edu.co/doi/abs/10.25025/perifrasis20123503 Acesso em: 27 nov. 2022.

LORDELLO, Sílvia Renata Magalhães; SILVA, Isabela Machado. Resolução n0 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde: um panorama geral. Revista da SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 18, n. 2, p. 06-15, 2017. Recuperado em 20 de abril de 2021, de file:///C:/Users/Juliana/Documents/Doutorado/Artigo%20sobre%20resouluçãoCEP.pdf Acesso em: 27 nov. 2022.

MOMOLI, Daniel Bruno; RAUEN, Roselene Maria. Imagens de si: o autorretrato como construção da identidade. Educação, Artes e inclusão, (Vol. 11, 1, p. 51-73), 2015. https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6157 Acesso em: 27 nov. 2022.

MOREIRA, Nara Mendes; ABREU, Carla Luzia de. Pensando a educação infantil a partir de imagens. Revista Digital do LAV, (Vol. 14, 1, p. 89–102), 2021. http://dx.doi.org/10.5902/1983734843856 Acesso em: 27 nov. 2022.

PATIAS, Naiana Dapieve; HOHENDORFF, Jean Von. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em Estudo, (Vol. 24), 2019. https://www.scielo.br/j/pe/a/BVGWD9hCCyJrSRKrsp6XfJm/?lang=pt Acesso em: 27 nov. 2022.

PILLOTTO, Sílvia Sell Duarte; GAVA, Daiane de Melo; STAMM, Eliana; SILVA, Carla Clauber da. Narrativas e infâncias: tecendo fios de sensibilidades pela arte e cultura. Revista Digital do LAV, (Vol. 14, 1, p. 177–196), 2021. http://dx.doi.org/10.5902/1983734855215 Acesso em: 27 nov. 2022.

RABÊLO, Fabiano Chagas; MARTINS, Karla Patrícia Holanda; STRÄTER, Thomas. As referências literárias em “Das Unheimliche”. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, (Vol. 22, 3, p. 606-629), 2019. https://www.scielo.br/j/rlpf/a/BYLvr4BVqjk4yrMsj7NLybc/?format=pdf Acesso em: 27 nov. 2022.

RIVERA, Tania. Kosuth com Freud: a imagem e a palavra. In.: Rivera, T. O avesso do imaginário (p.47-77). São Paulo: Cosacnaify, 2013.

SILVA, Isis Graziele da; MENEZES, Lucianne Sant´Anna de. O fotografar: uma resposta sublimatória à tensão pulsional? Psicologia Revista São Paulo, (Vol. 27, 2, p. 233-261), 2018. https://revistas.pucsp.br/psicorevista/article/view/33416 Acesso em: 27 nov. 2022.

SOFIO, Fernanda. Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud. Psicologia USP, (Vol. 30, p. 1-12), 2019. https://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100216 Acesso em: 27 nov. 2022.

Publicado

2024-08-23