Personificação feminina das nomeações nas escolas municipais de Caruaru-PE

Autores

  • Esther Mendes Associação Caruaruense de Ensino Superior/ Centro Universitário Tabosa de Almeida https://orcid.org/0000-0003-1481-1202
  • Ana Paula Figueirôa Associação Caruaruense de Ensino Superior Centro Universitário Tabosa de Almeida https://orcid.org/0000-0003-4875-5253
  • Eddir Gabriel José da Silva Associação Caruaruense de Ensino Superior Centro Universitário Tabosa de Almeida
  • Roberta de Granville Barboza Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA e Escola Superior de Educação Física - ESEF/UPE. https://orcid.org/0000-0001-7215-9545

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.38522

Palavras-chave:

Identidade docente, Mulheres, Memória

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar a memória social e educacional das mulheres que nomeiam as escolas da rede municipal de Caruaru, compreendendo os processos e as relações de poder presentes nas escolhas dos nomes dessas escolas. Com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, usou fontes documentais para a coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Além de embasamentos teóricos em autores como Bosi (2010), Bergson (1999) e Halbwachs (1990) tratando sobre o fenômeno da memória individual e social; Freire (2011), Almeida (2007), Mato e Borelli (2013) e Figueirôa (2018) discorrendo sobre a educação das mulheres e Louro (2008), Rago (1997) e Auad (2006) discutindo a construção da figura menina na sociedade. Os resultados evidenciaram que os processos de nomeação ocorreram, de maneira geral, por essas mulheres prestarem um serviço à comunidade local, como a doação de terrenos para a construção das escolas e se destacarem por sua relevância no exercício da docência.

 

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Biografia do Autor

Esther Mendes, Associação Caruaruense de Ensino Superior/ Centro Universitário Tabosa de Almeida

Graduada em Licenciatura em Educação Física na Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES-UNITA). Ex-residente do Programa de Residência Pedagógica na ASCES-UNITA. Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ex-monitora do Projeto de Extensão Dança no Agreste da ASCES-UNITA. Pesquisadora dos temas: Educação Física; Formação Docente e Dança. Possui experiências nas áreas de ensino e dança clássica, contemporânea e regional. Atualmente trabalha como professora de Educação Física no ensino infantil e fundamental, na rede pública municipal e na rede particular.

Ana Paula Figueirôa, Associação Caruaruense de Ensino Superior Centro Universitário Tabosa de Almeida

DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2017), MESTRE EM EDUCAÇÃO (2012). ambos pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Possui graduação em: EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade de Pernambuco (UPE), possui especialização em: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA(2005); SAÚDE COLETIVA (2007); EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR(2010); MBA em Gestão Educacional (2021). Desenvolve estudos voltados paras as áreas de História da Educação; História da Educação Física Escolar; História das Disciplinas Escolares, da Cultura Escolar e da Formação dos Professores; História das Instituições Escolares; Metodologia do Ensino e Prática Pedagógica/ Didática da Educação Física escolar, fundamentos da educação; e metodologia científica (com as normas da ABNT) ;atuando principalmente nos seguintes temas: Mulher; corpo; professoras; escola; ensino e aprendizagem; didática; formação de professores e estudos em fundamentos da história da educação brasileira e da Educação Física.

Eddir Gabriel José da Silva, Associação Caruaruense de Ensino Superior Centro Universitário Tabosa de Almeida

Formação em Educação Física Licenciatura. Projeto de pesquisa para conclusão do curso teve por titulo: as referencias que fundamentam a capoeira nas aulas de educação Física. Participação no projeto de extensão: programa institucional bolsista de iniciação a docência (PIBID). Participação no desenvolvimento de projeto de iniciação científica, que teve por titulo: A constituição identitária das mulheres que nomeiam as escolas da rede municipal de Caruaru. Apresentação de E-poster no congresso nacional ENAREL, com o trabalho: o jogo como fenômeno de aprendizagem.

Roberta de Granville Barboza, Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA e Escola Superior de Educação Física - ESEF/UPE.

Mulher, militante feminista, mãe de Anna Célia Granville Reis, Maria Clara Granville Reis e Gabriel Granville Reis, trigêmeos nascidos em 2010. Professora de Educação Física. Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB. Professora Assistente da ESEF/UPE. Membro do Grupo de Pesquisa Ethnós da ESEF/UPE. Professora Assistente do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA. Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA. Membro do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Elma Novais – ASCES/UNITA.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7529601152586870  

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Publicado

2022-12-21