Residência pedagógica e os caminhos para docência

das incertezas à busca por inovações em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34984

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Iniciação docente, Ensino de História

Resumo

O presente escrito trata da experiência de iniciação docente no Programa Residência Pedagógica, do subprojeto de História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Analisa-se como tal prática contribuiu para a formação docente em meio às incertezas e anseios do primeiro contato com o ser professor(a).  Ambientado em municípios da região do Maciço de Baturité, no interior do Ceará, esta formação foi dividida em três ciclos, sendo cada um deles vivenciado em uma escola diferente, correspondendo aos níveis de ensino fundamental II e médio, incluindo uma escola de tempo integral. Esta experiência fortaleceu conhecimentos significantes sobre a ação no chão da escola em conexão com as diversas realidades, o que contribuiu para um aprendizado significativo, e possibilitou a promoção de uma consciência sobre a importância do ensino de História.

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Biografia do Autor

André Victor da Silva Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Pós-graduando no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (POSIH-UNILAB). Licenciatura plena em História (IH-UNILAB), neste período foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do subprojeto de História e bolsista voluntário de Iniciação Científica (FUNCAP), com o projeto de pesquisa: "Que liberdade é essa? Contradições e limites do processo de abolição e pós-abolição na Província do Ceará (1883-1888)". Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (IHL-UNILAB), com experiência na área da Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural. Áreas de interesse: abolição e pós-abolição no Ceará; juventudes e ruralidades; cristianismo e dominação ocidental

Fernanda Aparecida Domingos Pinheiro, Universidade da Integração Internaccional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Possui mestrado em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (2006), Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). É Professora Adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando nos cursos de Bacharelado em Humanidades e Licenciatura em História. Tem experiência em História Social da Escravidão, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão africana e escravidão indígena na América portuguesa, etnicidade, religiosidades e justiça no período colonial.

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Publicado

2021-12-23