Residência pedagógica e os caminhos para docência

das incertezas à busca por inovações em sala de aula

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34984

Keywords:

Residência Pedagógica, Iniciação docente, Ensino de História

Abstract

O presente escrito trata da experiência de iniciação docente no Programa Residência Pedagógica, do subprojeto de História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Analisa-se como tal prática contribuiu para a formação docente em meio às incertezas e anseios do primeiro contato com o ser professor(a).  Ambientado em municípios da região do Maciço de Baturité, no interior do Ceará, esta formação foi dividida em três ciclos, sendo cada um deles vivenciado em uma escola diferente, correspondendo aos níveis de ensino fundamental II e médio, incluindo uma escola de tempo integral. Esta experiência fortaleceu conhecimentos significantes sobre a ação no chão da escola em conexão com as diversas realidades, o que contribuiu para um aprendizado significativo, e possibilitou a promoção de uma consciência sobre a importância do ensino de História.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Victor da Silva Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Pós-graduando no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (POSIH-UNILAB). Licenciatura plena em História (IH-UNILAB), neste período foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES) do subprojeto de História e bolsista voluntário de Iniciação Científica (FUNCAP), com o projeto de pesquisa: "Que liberdade é essa? Contradições e limites do processo de abolição e pós-abolição na Província do Ceará (1883-1888)". Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (IHL-UNILAB), com experiência na área da Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural. Áreas de interesse: abolição e pós-abolição no Ceará; juventudes e ruralidades; cristianismo e dominação ocidental

Fernanda Aparecida Domingos Pinheiro, Universidade da Integração Internaccional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Possui mestrado em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (2006), Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). É Professora Adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando nos cursos de Bacharelado em Humanidades e Licenciatura em História. Tem experiência em História Social da Escravidão, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão africana e escravidão indígena na América portuguesa, etnicidade, religiosidades e justiça no período colonial.

References

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do projecto à avaliação. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 4, Braga, 2004. Actas: Para uma educação histórica de qualidade. Braga: Universidade do Minho, 2004.

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, SEMANA DE PEDAGOGIA, 20, Cascavel, 2008. Cascavel: Unioste, 2008.

BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUITA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições. v. 27, n. 1, p. 155-177, 2016.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 20 nov. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CARVALHO, Fábio Garcez de; CARVALHO, Alessandra. O ensino de história na educação básica, formação inicial de professores e construção de identidades profissionais. Revista Instrumento, Juiz de Fora, v. 18, n. 2, p. 2021-230, 2016.

DAUANNY, Erika Barroso; LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. A produção teórico-prática sobre o estágio na formação do professor: uma revisão crítica. Revista Interdisciplinar Sulear, ano 1, n. 3. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002

FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 61-80.

MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Qualidade das escolas: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 413-436, 2014.

NORONHA, Olinda Maria. Praxis e educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.20, p. 86-93, 2005.

OLIVEIRA. André Victor da Silva et al. O ensino de história e seus desafios metodológicos: experiência docente na educação básica In: COSTA, Elisangela André da Silva et al. (Orgs). Programa Residência Pedagógica-UNILAB: os desafios de ensinar e aprender a profissão professor(a) à luz da diversidade. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. p. 119-127.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; NUNES, Patrícia Gouvêa; BELISÁRIO, Celso Martins; Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 67-80, set./dez. 2020

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v.3, n.3 e 4, p. 5-24, 2006.

SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: Estágio para ensinar Matemática. Petrópolis: Vozes, 2014.

VIDAL, Eloisa Maia et al. Cenários da educação no Maciço de Baturité/CE: reflexões sobre as políticas públicas de educação na região. In: VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche (Orgs.). Educação e território: contribuição para o debate na região do Maciço de Baturité, Ceará. Fortaleza: Liber Livro, 2014. p. 43-63.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Published

2021-12-23