Cultura e educação
contribuições de Bakhtin, Freire e Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.31620Palavras-chave:
Educação, Cultura, Cultura Popular, Capital CulturalResumo
O artigo aborda o diálogo entre as ideias de Mikhail Bakhtin sobre cultura popular com as teorias de Paulo Freire e Pierre Bourdieu sobre cultura e educação, buscando convergências para efetivação da educação inclusiva e transformadora. Mesmo com propósitos e interesses diferentes sobre a pesquisa neste tema, a aproximação de suas teorias pode contribuir para a discussão de perspectivas sobre o papel da cultura na formação de uma sociedade e, consequentemente, do seu processo educacional. Também é utilizada a pesquisa bibliográfica para apresentar os conceitos presentes nas propostas teóricas dos autores e embasar a análise de possíveis pontos em comum. Como resultados, observou-se que uma sociedade que se fecha para o conhecimento do seu povo pode ser caracterizada por um conservadorismo interessado em preservar status e privilégio, além de agir da mesma forma no momento do desenvolvimento de estratégias de ensino. Por meio da educação que destaque a importância da cultura popular para se descrever a realidade de um povo e como esta deve ser considerada parte da Cultura oficial da sociedade, contribui-se para o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e conscientes.
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