A jornada de trabalho e suas possíveis implicações ao trabalho dos professores de anos iniciais da Rede Municipal de Rio Branco - Acre

Autores

  • Soraia dos Santos UFAC
  • Ednacelí Abreu Damasceno Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30029

Palavras-chave:

Jornada de trabalho, Rede municipal de Rio Branco, Trabalho docente

Resumo

Este estudo se conformou a partir de uma investigação que teve como objetivo analisar a jornada de trabalho de professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Rio Branco e suas possíveis implicações ao trabalho docente. Foram sujeitos do estudo cinquenta professores distribuídos em oito escolas, que responderam a um questionário autoaplicável. Constatou-se que os docentes possuem contratos de trabalho com jornada compatível com a estabelecida no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores do Magistério de Rio Branco de vinte e cinco horas semanais. No entanto, ao longo da pesquisa, evidencia-se o processo de intensificação da jornada, motivada dentro outros fatores pelo prolongamento da jornada, ocasionada pelo excesso de demandas ligadas a docência, pelo acúmulo de contratos e pelo número de alunos nas turmas.

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Biografia do Autor

Ednacelí Abreu Damasceno, Universidade Federal do Acre

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre e Vice coordenadora do Programa de Pós- graduação em Educação.

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Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos