A jornada de trabalho e suas possíveis implicações ao trabalho dos professores de anos iniciais da Rede Municipal de Rio Branco - Acre
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30029Keywords:
Jornada de trabalho, Rede municipal de Rio Branco, Trabalho docenteAbstract
Este estudo se conformou a partir de uma investigação que teve como objetivo analisar a jornada de trabalho de professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Rio Branco e suas possíveis implicações ao trabalho docente. Foram sujeitos do estudo cinquenta professores distribuídos em oito escolas, que responderam a um questionário autoaplicável. Constatou-se que os docentes possuem contratos de trabalho com jornada compatível com a estabelecida no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores do Magistério de Rio Branco de vinte e cinco horas semanais. No entanto, ao longo da pesquisa, evidencia-se o processo de intensificação da jornada, motivada dentro outros fatores pelo prolongamento da jornada, ocasionada pelo excesso de demandas ligadas a docência, pelo acúmulo de contratos e pelo número de alunos nas turmas.
Downloads
References
______. Secretaria de Estado de Educação e Esporte. Resolução nº 160/2012. Estabelece orientações e procedimentos operacionais gerais para a Educação Básica no âmbito dos Sistemas de Ensino Estadual e Municipais do Acre. Rio Branco, jul.2012.
DAL ROSSO, S. Jornada de trabalho. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
GOUVEIA, Andréa Barbosa; CRUZ, Rosana Evangelista da; OLIVEIRA, João Ferreira de; CAMARGO, Rubens Barbosa de. Condições de trabalho docente, ensino de qualidade e custo-aluno-ano. RBPAE – v.22, n.2, p. 253-276, jul./dez. 2006. Acesso em 07 de outubro de 2019.
GROCHOSKA, Márcia Andreia. Políticas educacionais e a valorização do professor: carreira e qualidade de vida dos professores de educação básica do município de São José dos Pinhais/PR. 2015, 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação da UFPR. Universidade Federal do Paraná, Paraná.
HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos; PIZZI, Laura Cristina Vieira. Reestruturação Curricular e Autointensificação do Trabalho Docente. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.100-112, Jul/Dez 2009.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIERA, Lívia Fraga. Trabalho docente na Educação Básica no Brasil: as condições de trabalho. In: OLIVEIRA, D.A.; e VIEIRA, L.F. (org.) Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros, Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Restruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade. Dez 2008, vol.2, Nº 89, P.1127-1144.
SILVA, Clícia Rodrigues. O professor dos anos iniciais do ensino fundamental e as reformas educacionais: implicações na sua atuação política e pedagógica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação. Rio Branco, 2017.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.