Experimentação sobre o pH de alimentos no ensino de Química

um caminho para desenvolver o pensamento crítico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50321

Palabras clave:

Alfabetização científica, Notícias Falsas, Ácidos e Bases

Resumen

Considerando a necessidade de desenvolver o pensamento crítico no ensino de Química, este artigo apresenta um relato de experiência fundamentado na alfabetização científica como elemento central da formação cidadã. O objetivo foi elaborar e aplicar uma proposta didática investigativa que, a partir de uma notícia falsa sobre o pH de alimentos, levasse os estudantes a questionarem informações e a sustentar suas crenças em argumentos consistentes. A experiência integrou aulas teóricas voltadas à fundamentação de conceitos sobre ácidos e bases, além de práticas de laboratório para a análise experimental do pH de diferentes materiais. Os resultados indicam que a experimentação, aliada à problematização, contribui para a compreensão crítica de informações cotidianas e favorece o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento crítico.

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Biografía del autor/a

Isabela Vieira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora na Educação Básica e Doutora em Química, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil.

Kevin Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Química; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Departamento de Química; Grupo de Pesquisa em Educação Química - Geeduq; Semiótica, Linguagem e Educação Inclusiva.

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Publicado

2025-12-11

Número

Sección

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF