O PIBID e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem Docente
contribuições para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45863Palabras clave:
PIBID. Formação de professores. Comunidade de Aprendizagem DocenteResumen
O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais: “Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa, forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua lugaridade – a escola. Por fim, os processos constituintes do ambiente formativo foram analisados a partir do conceito de Comunidade de Aprendizagem Docente.
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