O PIBID e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem Docente

contribuições para a formação de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45863

Keywords:

PIBID. Formação de professores. Comunidade de Aprendizagem Docente

Abstract

O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais: “Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa, forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua lugaridade – a escola. Por fim, os processos constituintes do ambiente formativo foram analisados a partir do conceito de Comunidade de Aprendizagem Docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Priscila Artte Rosa Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Niterói

Doutora em Educação (UFF). Participa do Grupo de Pesquisa: Currículo, Docência e Cultura (UFF). Professora de História, Pedagoga e Professora dos Anos Inciais do Ensino Fundamental e  da Educação Infantil  (SME/Niterói). Áreas de atuação: Ensino de História; Currículo; Formação de professores; Educação Popular.

References

ALMEIDA, Juniele Rabêlo; DEZEMONE, Marcus. Experiência, memória e oralidade na formação docente da educação básica: perspectivas para o subprojeto de História. In: ANDRADE, Everardo Paiva de; ALMEIDA, Juniele; CABECEIRAS, Manuel Rolph de Viveiros; DEZEMONE, Marcus Ajuruam de Oliveira (Orgs). Universidade e escola formando professores de História. São Paulo: Letra e Voz, 2015. p. 9-18.

ANDRADE, Everardo Paiva de; ALMEIDA, Juniele Rabêlo; ARAÚJO, Caroline Pereira Barros; NASCIMENTO, Priscila Artte Rosa. Trajetórias docentes no PIBID: licenciandos escrevem capítulos de vida e formação. In: CHINELLI, Maura Ventura; GOMES, Anne Michelle Dysman; SILVA, Dagmar de Mello; TERRA, Dinah Vasconcellos; YAMASAKI, Alice. Experiência e sentido: formação de professores no encontro universidade-escolas. Curitiba: CVR, 2018.

BALL, Stephen. Educational reform: a critical and post-structural approach. Londres, Open University Press, 1994.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2010.

BRASIL. Edital nº 001, de 3 de janeiro de 2011. Chamamento público para submissão de propostas. Direcionado às Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Ministério da Educação. Capes. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 3 jan. 2011. Seção 3, p. 19.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. São Paulo: Editora da Unicamp, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.

HOOKS, bell. Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução: Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

NITERÓI. Relatório de atividades do subprojeto do Pibid de História da Universidade Federal Fluminense. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2014.

NITERÓI. Relatório de atividades do subprojeto do Pibid de História da Universidade Federal Fluminense. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2014.

NITERÓI. Projeto Institucional do Pibid da Universidade Federal Fluminense. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2013.

NÓVOA, António. Firmar a profissão como professor. Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out/dez. 2017.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

Published

2024-12-20

Issue

Section

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação