Escuta comigo - sons da escola geo-grafados com as crianças

formação docente com as experiências de um pibidiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45453

Palabras clave:

PIBID, Crianças, Sons Educadores

Resumen

No texto apresentam-se experiências e reflexões de um Bolsista de Iniciação à Docência, no Subprojeto de Geografia junto a alunos de um segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região central de Porto Alegre (RS). Nos encontros semanais com a turma foram desenvolvidas propostas didáticas intencionalmente planejadas, envolvendo a corporalidade, espacialidade e musicalidade, estimulando a autoria das crianças e os conhecimentos escolares. Esses momentos registrados em diário de campo da docência, foram profícuos para conhecer as percepções e as espacialidades das crianças, revelando suas lógicas e vivências no espaço escolar. Os recortes apresentados nesse trabalho reafirmam a importância da docência com a Geografia Escolar com propostas que considerem a presença das crianças no mundo, suas linguagens e autorias. Mostrou ainda, quão rica foi para a formação inicial do licenciando, a convivência com as crianças, à medida que pôde perceber as múltiplas compreensões e leituras de tempo e de espaço dessas, inclusive em outros momentos na escola que não na sala de aula.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Theves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Linha de Ensino de Geografia. Graduada em Estudos Sociais/Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora na área de Ensino de Geografia no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo).  É professora permanente no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS, na Linha Ensino de Geografia e professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Anderson runetto Duarte , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem produções e atuação na área da educação inclusiva e divulgação científica.  Foi Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Subprojeto de Geografia, desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Pública Estadual em Porto Alegre (RS).

Élida Pasini Tonetto , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2017), Linha de Ensino de Geografia; Doutora em Didáticas Específicas pela Universidade de Valência (UV - 2019). Mestre em Geografia (UFRGS - 2014). Especialista no Ensino de Geografia e História: saberes e fazeres na contemporaneidade (UFRGS - 2012). Licenciada em Geografia pela CNEC-Osório (2009). Atuou como Professora de Geografia da Educação Básica - Ensino Médio nas seguintes instituições: Rede Estadual de Educação do RS e Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS - Campus Osório e Campus Farroupilha. Atuou na formação de professores/as na Faculdade de Geografia da Universidade do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, em Marabá (PA). Atualmente é professora na UFRGS, Faculdade de Educação (Faced), Departamento de Ensino e Currículo (DEC), Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo), ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia I e II para a Licenciatura em Geografia. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Posgea). Bolsista Capes, coordenação do subprojeto PIBID Geografia (2022-2024).

Nestor André Kaercher , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e prática docente. Foi coordenador voluntário nas edições 2020-2022 e 2022-2024 do PIBID Geografia UFRGS. Meus textos podem ser encontrados no blog: http://geografiadonestor.weebly.com.

Citas

LOPES, Jader Janer Moreira. Atrás da Porta: Vivências espaciais esquecidas pelas geografias dos adultos para [com]viver e [co]existir com as geografias das infâncias de bebês e crianças. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.

SCHAFER, Raymond Murray. OuvirCantar: 75 exercícios para ouvir e criar música. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

SCHAFER, Raymond Murray. Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

THEVES, Denise W. Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne: geografia e existência que (trans)formam a mim e meus alunos. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. 2010. p. 681-701. Tradução Márcia Pileggi Vinha. v. 21 n. 4 (2010): Dossiê Vigotski e outros trabalhos. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/issue/view/3464. Acesso em: 18 jul. 2024.

Publicado

2024-12-16

Número

Sección

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação