Escuta comigo - sons da escola geo-grafados com as crianças
formação docente com as experiências de um pibidiano
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45453Palabras clave:
PIBID, Crianças, Sons EducadoresResumen
No texto apresentam-se experiências e reflexões de um Bolsista de Iniciação à Docência, no Subprojeto de Geografia junto a alunos de um segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região central de Porto Alegre (RS). Nos encontros semanais com a turma foram desenvolvidas propostas didáticas intencionalmente planejadas, envolvendo a corporalidade, espacialidade e musicalidade, estimulando a autoria das crianças e os conhecimentos escolares. Esses momentos registrados em diário de campo da docência, foram profícuos para conhecer as percepções e as espacialidades das crianças, revelando suas lógicas e vivências no espaço escolar. Os recortes apresentados nesse trabalho reafirmam a importância da docência com a Geografia Escolar com propostas que considerem a presença das crianças no mundo, suas linguagens e autorias. Mostrou ainda, quão rica foi para a formação inicial do licenciando, a convivência com as crianças, à medida que pôde perceber as múltiplas compreensões e leituras de tempo e de espaço dessas, inclusive em outros momentos na escola que não na sala de aula.
Descargas
Citas
LOPES, Jader Janer Moreira. Atrás da Porta: Vivências espaciais esquecidas pelas geografias dos adultos para [com]viver e [co]existir com as geografias das infâncias de bebês e crianças. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.
SCHAFER, Raymond Murray. OuvirCantar: 75 exercícios para ouvir e criar música. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
SCHAFER, Raymond Murray. Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
THEVES, Denise W. Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne: geografia e existência que (trans)formam a mim e meus alunos. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2018.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. 2010. p. 681-701. Tradução Márcia Pileggi Vinha. v. 21 n. 4 (2010): Dossiê Vigotski e outros trabalhos. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/issue/view/3464. Acesso em: 18 jul. 2024.