Essa não é uma conversa fácil!
Infâncias e cronotopos: os laboratórios de aprendizagem como espacialização do saber
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37234Palabras clave:
Filosofia da linguagemResumen
É com os pressupostos da Geografia da Infância que entramos nesta conversa, apresentando, neste texto, os espaços de aprendizagens constituídos que são vivenciados nas instituições educativas pelas crianças que não conseguem aprender na temporalidade: os laboratórios de aprendizagem. Para Bakhtin, esses espaços tempos valorados pelos sujeitos são cronotopos, termo que usarei durante esta nossa conversa. Digo conversa, pois é o gênero discursivo que uso como estratégia metodológica com potencialidade para escutar as enunciações das crianças e como minha forma de enunciar. É no cotejo das enunciações presentes nas conversas com autores, com a teoria bakhtiniana, com as crianças e com outros textos relevantes, que vamos compreendendo os sentidos produzidos nesta escritura e a dimensão da espacialização do saber das crianças nos cronotopos que apresentaremos.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2014.
JUIZ DE FORA. Projetos curriculares. Secretaria de Educação, 2006.
LOPES, Ana Lucia adriana Costa e. Um novato lá na sala, tem que levar ele também, tia. Escreve tudo agarrado! A escuta das enunciações sobre o aprender nas conversas com crianças. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2018.
LOPES, Jader Janer Moreira; FERNANDES, Maria Lídia Bueno. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 202-211, maio/ago. 2018.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da infância: reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2005. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Lnx-0m52HBcjKZiZISp_I4E4V6X4nGsB/view Acesso em: 28 fev. 2022.
MOTTA, Flavia Miller Naethe. De crianças a alunos: transformações sociais na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 157-173, jan./abr. 2011.
SANTIAGO, Mylene Cristina. As múltiplas dimensões de inclusão e exclusão nos laboratórios de aprendizagem. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.