Essa não é uma conversa fácil!

Infâncias e cronotopos: os laboratórios de aprendizagem como espacialização do saber

Authors

  • Ana Lúcia Adriana Costa e Lopes Universidade Federal Fluminense/ Niterói - Secretaria Municipal de Educação - JF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37234

Keywords:

Filosofia da linguagem

Abstract

É com os pressupostos da Geografia da Infância que entramos nesta conversa, apresentando, neste texto, os espaços de aprendizagens constituídos que são vivenciados nas instituições educativas pelas crianças que não conseguem aprender na temporalidade: os laboratórios de aprendizagem. Para Bakhtin, esses espaços tempos valorados pelos sujeitos são cronotopos, termo que usarei durante esta nossa conversa. Digo conversa, pois é o gênero discursivo que uso como estratégia metodológica com potencialidade para escutar as enunciações das crianças e como minha forma de enunciar. É no cotejo das enunciações presentes nas conversas com autores, com a teoria bakhtiniana, com as crianças e com outros textos relevantes, que vamos compreendendo os sentidos produzidos nesta escritura e a dimensão da espacialização do saber das crianças nos cronotopos que apresentaremos.

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Author Biography

Ana Lúcia Adriana Costa e Lopes, Universidade Federal Fluminense/ Niterói - Secretaria Municipal de Educação - JF

Possui graduação em Psicologia, licenciatura em Psicologia da Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Participou do PDSE - Programa Doutorado Sanduiche no Exterior- estágio doutoral na Univesité Cergy-Pontoise (Paris/França) no primeiro semestre de 2017. É integrante do ATOS- Grupo Bakhtiniano de Estudos e Pesquisa e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância. Atuou na Supervisão de Pesquisa e Linguagem em Educação, e na Supervisão de Atenção a Educação na Diversidade. Atualmente é Gerente do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Juiz de Fora DEI/SE/PJF. Tem experiência e docência na área de Educação em interface com a Psicologia atuando, principalmente, nos seguintes temas: formação de professor, infância, alfabetização, aprendizagem e atendimento especializado e "Pesquisa com".

References

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Published

2022-07-29