Estudo de caso sobre projeto interdisciplinar desenvolvido no ensino remoto emergencial de uma escola técnica de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36348Palabras clave:
Ensino Médio, Decolonialidade, Autoavaliação, Ensino e aprendizagem, Covid-19Resumen
Neste artigo, apresentaremos um estudo de caso (YIN, 2005) acerca de um projeto interdisciplinar desenvolvido entre as disciplinas de Artes, História e Língua Portuguesa durante o ensino remoto emergencial (COSTA, 2020) em uma escola técnica de ensino médio. Tal projeto pretendia discutir o conteúdo dessas disciplinas de forma integrada de modo a, mesmo dentro de uma perspectiva cronológica, problematizá-lo a partir de uma discussão decolonial (BERNADINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2019). Nosso problema de pesquisa buscou analisar se a interdisciplinaridade potencializou o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Já o objetivo do presente artigo é avaliar o projeto interdisciplinar em questão a partir da percepção dos(as) estudantes. Para tanto, foram aplicados dois questionários autoavaliativos, respondidos por eles(as), no início e no final do projeto. Os resultados evidenciaram que os(as) estudantes compreenderam o conceito de interdisciplinaridade e perceberam a importância de um ensino mais integrado.
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Citas
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