Estudo de caso sobre projeto interdisciplinar desenvolvido no ensino remoto emergencial de uma escola técnica de Minas Gerais

Authors

  • Leonardo Gonçalves Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6843-1841
  • Sabrina Anacleto Teixeira Centro Federal de Educação Tecnológica/MG (Campus Leopoldina)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36348

Keywords:

Ensino Médio, Decolonialidade, Autoavaliação, Ensino e aprendizagem, Covid-19

Abstract

Neste artigo, apresentaremos um estudo de caso (YIN, 2005) acerca de um projeto interdisciplinar desenvolvido entre as disciplinas de Artes, História e Língua Portuguesa durante o ensino remoto emergencial (COSTA, 2020) em uma escola técnica de ensino médio. Tal projeto pretendia discutir o conteúdo dessas disciplinas de forma integrada de modo a, mesmo dentro de uma perspectiva cronológica, problematizá-lo a partir de uma discussão decolonial (BERNADINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2019). Nosso problema de pesquisa buscou analisar se a interdisciplinaridade potencializou o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Já o objetivo do presente artigo é avaliar o projeto interdisciplinar em questão a partir da percepção dos(as) estudantes. Para tanto, foram aplicados dois questionários autoavaliativos, respondidos por eles(as), no início e no final do projeto. Os resultados evidenciaram que os(as) estudantes compreenderam o conceito de interdisciplinaridade e perceberam a importância de um ensino mais integrado.

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Author Biographies

Leonardo Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorando em Ciência da Informação pela UFMG. Doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas com período sanduíche na University of Amsterdam.

Sabrina Anacleto Teixeira, Centro Federal de Educação Tecnológica/MG (Campus Leopoldina)

Doutora em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), professora de Língua Portuguesa e Literatura (Cefet/MG - Câmpus Leopoldina).

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Published

2022-06-29