A diversidade sexual como debate na Residência Pedagógica

um relato de pesquisa sobre a discussão da LGBTfobia na formação de futuros professores de uma universidade pública paulista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35003

Palabras clave:

LGBTfobia, Residência Pedagógica, Universidade Pública Paulista, Educação Básica

Resumen

O presente artigo disserta sobre o relato de uma pesquisa realizada com participantes da Residência Pedagógica de Geografia de uma universidade pública paulista e teve como objetivo entender se/como o programa promove o debate relacionado à discriminação de caráter LGBTfóbico entre os discentes envolvidos como uma maneira de preparar os futuros professores para atuar no sistema educacional nacional que pouco desenvolve esta temática. Para tal, a pesquisa utilizou o levantamento bibliográfico sobre o assunto, além de um questionário on-line com perguntas fechadas aplicado a 52 universitários de forma voluntária e anônima e que, na perspectiva da teoria pós-estruturalista e Queer, os pesquisadores constataram a ausência do conteúdo e a ineficiência da Residência Pedagógica no que tange ao diálogo sobre as discriminações a respeito das intolerâncias sexuais com os futuros docentes da educação básica brasileira.

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Biografía del autor/a

Gabriel Batista Mota, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduado em Jornalismo (Unoeste/2016) e pós-graduado em Docência e Gestão na Educação Superior (Unoeste/2018). Possui experiência em Jornalismo com ênfase em Educomunicação. Atualmente é graduando em Geografia (Unesp de Presidente Prudente), graduando em História (Unoeste), pós-graduando em Sexualidade (AVM Educacional), mestrando em Educação (Unesp de Marília) e integrante dos grupos de pesquisa “Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária” (NERA/Unesp de Presidente Prudente), “Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca ‘Florestan Fernandes'” (CEMOSi/Unesp de Presidente Prudente),”Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade” (GPED/Unespar), ”Psicologias, Coletivos e Culturas Queer” (PsiCUqueer/Unesp de Assis) e o “Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação” (NUDISE/Unesp de Marília). Pesquisa, estuda e atua com os temas de Estudos de Sexualidade e Educomunicação.

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Realizou estágio pós-doutoral e visitas técnicas na Universitat de Barcelona (2013-2016), Universidad Complutense de Madrid (2017) e na Universitat Autonoma de Barcelona (2018). Foi professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2019) e na Universidad Alberto Hurtado (2019). Foi gestor do Programa Educação para a Diversidade junto à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UNESP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual Paulista - UNESP atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Campus de Assis) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus de Marília). Vinculado ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Coletivos e Culturas Queer e à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (Vice Coordenação do GT Psicologia, Políticas e Sexualidades 2021-2022). Membro doLIESS - Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades. Tutor do Programa de Educação Tutorial PET-Psicologia. Tem se dedicado a investigar os processos de subjetivação de gêneros e sexualidades nas práticas e saberes de/sobre infâncias, adolescências e juventudes, tendo como interlocutores a Filosofia da Diferença, os Estudos Feministas Queer e os estudos decoloniais. Bolsista Produtividade CNPq nível 2.

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Publicado

2021-12-23