A diversidade sexual como debate na Residência Pedagógica
um relato de pesquisa sobre a discussão da LGBTfobia na formação de futuros professores de uma universidade pública paulista
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35003Keywords:
LGBTfobia, Residência Pedagógica, Universidade Pública Paulista, Educação BásicaAbstract
O presente artigo disserta sobre o relato de uma pesquisa realizada com participantes da Residência Pedagógica de Geografia de uma universidade pública paulista e teve como objetivo entender se/como o programa promove o debate relacionado à discriminação de caráter LGBTfóbico entre os discentes envolvidos como uma maneira de preparar os futuros professores para atuar no sistema educacional nacional que pouco desenvolve esta temática. Para tal, a pesquisa utilizou o levantamento bibliográfico sobre o assunto, além de um questionário on-line com perguntas fechadas aplicado a 52 universitários de forma voluntária e anônima e que, na perspectiva da teoria pós-estruturalista e Queer, os pesquisadores constataram a ausência do conteúdo e a ineficiência da Residência Pedagógica no que tange ao diálogo sobre as discriminações a respeito das intolerâncias sexuais com os futuros docentes da educação básica brasileira.
Downloads
References
ALTMANN, Helena. Diversidade sexual e educação: desafios para a formação docente. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n. 13, abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sess/n13/n13a04.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
APÓSTOLO, Marcos Vinícius do Amaral; MOSCHETA, Murilo dos Santos; SOUZA, Laura Vilela e. Discursos e posicionamentos em um encontro de diálogo sobre violência a LGBTs. Psicologia USP, São Paulo, v. 28, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v28n2/1678-5177-pusp-28-02-00266.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
BEZERRA, Alana Rebeca.; PEREIRA; Antônia Danicleide.; MAIA, Luana Pereira; MATIAS, Luciana Araújo; SILVA, Luciana Bastos. Movimento LGBT: breve contexto histórico e o movimento na região do Cariri. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, Juazeiro do Norte, v. 1, n. 3, set. 2013. Disponível em: https://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/29/pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 20 jul. 2021.
BRITZMAN, Deborah. O que é esta coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação e Realidade, v. 21, p. 71- 96, jan./jun. 1996.
CASS, Vivienne. Homosexual identity: a concept in need of definition. Journal of Homosexuality, New York, n.9, p.105-126, 1984.
COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará, 1992.
FACCHINI, Regina; FRANÇA, Isadora Lins. De cores e matizes: sujeitos, conexões e desafios no Movimento LGBT brasileiro. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n. 3, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2933/293322974004.pdf. Acesso em: 02 jul. 2020.
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus, 2005.
FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Precisamos discutir as homossexualidades na escola?. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Fabiane Ferreira da; MAGALHÃES; Juliana Cristina; QUADRADO, Raquel Pereira (Orgs.). Educação e sexualidade: identidades, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, preconceitos, homofobia... Rio Grande: FURG, 2008, p. 152-157.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FRY, Peter; MACRAE, Edward. O que é homossexualidade. São Paulo: Abril Cultural / Editora Brasiliense, 1985.
GAGNON, John. Uma interpretação do desejo: ensaios sobre o estudo da sexualidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
GARCIA, Paulo Sérgio; BIZZO, Nélio. O processo de elaboração dos planos municipais de educação na região do Grande ABC. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.43, n.1, jan./mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n1/2175-6236-edreal-68702.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020
HEILBORN, Maria Luiza (Org.). Dois é par: gênero e identidade sexual em contexto igualitário. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
HELMINIAK, Daniel. O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade. Edições GLS: 1998.
LIMA, Verônica. Estudantes LGBT se sentem inseguros nas escolas, aponta pesquisa. Agência Câmara Notícias, Brasília, 18 out. 2017. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/546799-ESTUDANTES-LGBT-SE-SENTEM-INSEGUROS-NAS-ESCOLAS,-APONTA-PESQUISA.html. Acesso em: 21 jun. 2020.
LOPES, Maura Corcini; RECH, Tatiana Luiza. Inclusão, biopolítica e educação. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, maio/ago. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/12942. Acesso em: 5 ago. 2021.
LOURO, Guacira Lopes (Org.). Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.
MANSUR, Carolina. Estudo da USP aponta que mais de 70% dos homens homossexuais já sofreram humilhações. Uai – O portal dos mineiros, 19 maio 2014. Disponível em: https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2014/05/19/noticias-saude,192407/estudo-da-usp-aponta-que-mais-de-70-dos-homens-homossexuais-ja-sofrer.shtml. Acesso em: 21 jun. 2019.
MENDES, Leo. A história do movimento homossexual brasileiro, 2010. Disponível em: https://lgbtt.blogspot.com/search?q=A+hist%C3%B3ria+do+movimento+homossexual+brasileiro. Acesso em: 20 abr. 2020.
MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, n. 21, jan./jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/BkRJyv9GszMddwqpncrJvdn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 ago. 2021.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Autêntica: Belo Horizonte, 2012.
MOLINA, Luana Pagano Peres. A homossexualidade e a historiografia e trajetória do movimento homossexual. Antíteses, Londrina, v. 4, n. 8, jul./dez., 2011.
MOTA, Gabriel Batista; FRANCISCO, Marcos Vinícius. Bullying e LGBTfobia: um balanço da produção de artigos científicos no contexto escolar brasileiro. 2018. 15 f. Monografia (Pós-graduação em Docência e Gestão na Educação Superior) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
MOTT, Luis. O jovem homossexual: noções básicas para adolescentes, jovens gays, lésbicas, transgêneros e seus familiares. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. (Org.). Educação sexual: em busca de mudanças. Londrina: UEL, 2009, p.17-33.
NARDI, Henrique Caetano. Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar. Sexualidad, Salud y Sociedad. Rio de Janeiro, n. 11, ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sess/n11/a04n11.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.
OLIVEIRA, Rosa Maria Rodrigues. Fronteiras invisíveis: gêneros, questões identitárias e relações entre movimento homossexual e Estado no Brasil. Revista Bagoas, n. 4, p. 160-172, 2009.
PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?: uma visão científica (e bem-humorada) de nossas diferenças. 13. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
PINHO, Raquel; PULCINO, Rachel. Desfazendo os nós heteronormativos da escola: contribuições dos estudos culturais e dos movimentos LGBTTT. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 3, jul./set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n3/1517-9702-ep-S1517-97022016148298.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.
REIS, Toni. O movimento homossexual. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. (Org.). Homossexualidade e educação sexual: construindo o respeito à diversidade. Londrina: EdUEL. 2007. p. 101-102.
SEIDMAN, Steven. Queer Theory/Sociology. Malden: Blackwell, 1996.
SOBRINHO, Wanderley Preite. Brasil registra uma morte por homofobia a cada 16 horas, aponta relatório. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/02/20/brasil-matou-8-mil-lgbt-desde-1963-governo-dificulta-divulgacao-de-dados.htm. Acesso em: 18 jul. 2019.
THATY, Mônica. Estudo mostra dados sobre insegurança de jovens homossexuais na escola. 2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/503087-estudo-mostra-dados-sobre-inseguranca-de-jovens-homossexuais-na-escola/. Acesso em 13 out. 2021.
TEDESCHI, Sirley Lizott; PAVAN, Ruth. A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, set./dez. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5858348. Acesso em: 11 ago. 2021.
VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 41, n.3, jul./set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-1517-97022015031914.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.