Avaliação na Educação Infantil
o portfólio como instrumento avaliativo e reflexivo da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.33040Palabras clave:
Avaliação, Portifólio, Educação infantilResumen
O presente texto tematiza a avaliação na educação infantil a partir de reflexões sobre a prática docente e o processo avaliativo resultantes de um projeto de intervenção realizado em uma escola pública de educação infantil de Belo Horizonte, MG, e de ações oriundas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu “Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica”, do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG (SMED). O relato busca estabelecer um diálogo entre a experiência docente junto a crianças da primeira infância e os estudos relacionados à avaliação, focando o uso do portfólio como instrumento avaliativo. As análises revelam a importância da avaliação se configurar como uma ação processual e contínua, ampliando as possibilidades de reflexão do(a) professor(a) sobre o fazer docente, bem como uma maior percepção por parte da criança, protagonista do processo de aprendizagem, sobre o seu próprio processo de desenvolvimento no percurso escolar.
Descargas
Citas
BAPTISTA, Mônica Correia. Leitura e escrita na Educação Infantil. 1. ed. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BELO HORIZONTE. Proposições Curriculares para a Educação Infantil: Fundamentos. Belo Horizonte: SMED, 2016. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/educacao/2021/proposicoes-curriculares-para-educacao-infantil-vol-1-fundamentos.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
BEZERRA, Edina Silva Galiza; MELO, Ana Fernandes de; BATISTA, Cleonice Pereira da Silva. Como é difícil avaliar na Educação Infantil. In: ENCONTRO DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, 3. 2019, Naviraí. Anais [...]. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/download/8791/pdf_284/. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Brasília: MEC, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Infantil: Subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação. (Portaria 1.147/2011). Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://nepiec.com.br/producoes/Educacao%20Infantil%20sistematica%20de%20avaliacao.pdf. Acesso em 11 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 maio 2020.
CORREA, Bianca Cristina. Considerações sobre qualidade na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], n. 119, p. 85-112, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/nNRQtfddBr3396VMvzsgkbC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 abr. 2020.
COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, [S. l.], n. 24, p. 249–305, 1999.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
LIMA, Claudia Neves do Monte Freitas; NACARATO, Adair Mendes. A investigação da própria prática: a mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 241-266, ago. 2009.
MELO, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva. Avaliação na Educação Infantil. Belo Horizonte: SMED, 2016. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/educacao/2021/avaliacao-na-educacao-infantil-desafios-da-pratica-2016.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: ESTRELA, Albano; NÓVOA, António (org.). Avaliações em Educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1999. p. 144-161.
PIETROBON, Sandra; TAVARES, Nájila. Educação Infantil: saberes e fazeres. Curitiba: CRV, 2011.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Atos de pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez. 2011.
SHORES, Elizabeth F.; GRACE Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para professores. Porto Alegre: Artmed, 2001.