Avaliação na Educação Infantil

o portfólio como instrumento avaliativo e reflexivo da prática docente

Authors

  • Patrícia Barros Soares Batista UFMG/ Professora do Centro Pedagógico https://orcid.org/0000-0002-0863-5217
  • Fabiana Garcia de Moura Bragança Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte https://orcid.org/0000-0001-8369-0091
  • Kely Cristina Nogueira Souto Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.33040

Keywords:

Avaliação, Portifólio, Educação infantil

Abstract

O presente texto tematiza a avaliação na educação infantil a partir de reflexões sobre a prática docente e o processo avaliativo resultantes de um projeto de intervenção realizado em uma escola pública de educação infantil de Belo Horizonte, MG, e de ações oriundas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu “Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica”, do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG (SMED). O relato busca estabelecer um diálogo entre a experiência docente junto a crianças da primeira infância e os estudos relacionados à avaliação, focando o uso do portfólio como instrumento avaliativo. As análises revelam a importância da avaliação se configurar como uma ação processual e contínua, ampliando as possibilidades de reflexão do(a) professor(a) sobre o fazer docente, bem como uma maior percepção por parte da criança, protagonista do processo de aprendizagem, sobre o seu próprio processo de desenvolvimento no percurso escolar.

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Author Biographies

Patrícia Barros Soares Batista, UFMG/ Professora do Centro Pedagógico

Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, literatura infantil, infância, formação de professores, educação inclusiva e diversidade étnico-racial. 

Fabiana Garcia de Moura Bragança, Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte

Licenciada em Letra. Especialista em Educação. Educadora infantil da rede pública de ensino de Belo Horizonte.

Kely Cristina Nogueira Souto, Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2009), Mestre em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG (1998). Possui graduação em Pedagogia pela UFMG (1990) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1989). Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de educação, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Desenvolve projetos de pesquisas na área de ensino, aprendizagem e formação de professores. Conclusão do Pós-doutoramento na Linha de Pesquisa, Formação de Professores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2016).

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Published

2024-08-23