Estado, Política Social e Conselho Municipal de Educação

Autores/as

  • Adriane Franco Duarte Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9297-6753
  • Francis Mary Guimarães Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.32990

Palabras clave:

Conselho Municipal de Educação, Política Social, Estado

Resumen

O presente texto objetivou identificar o papel dos Conselhos Municipais de Educação como Política Social. A concepção teórico-metodológica fundamentou-se no materialismo histórico dialético, sustentando a análise crítica desse estudo bibliográfico, qualitativo e documental. A pesquisa bibliográfica que deu embasamento à análise crítica foi composta principalmente pelos seguintes autores: Höfling (2008), Luce e Farenzena (2008), Werle (2008), Lima (2006). As principais considerações foram as seguintes: o processo de luta para a constituição de espaços de diálogo compreende-se a gênese dos conselhos municipais de educação; caminhando neste espaço há os marcos regulatórios que indicam a criação destes órgãos colegiados; todavia este processo legal não é suficiente para a implantação massiva dos conselhos municipais de educação no Brasil, pois nenhuma lei apontou tal obrigatoriedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriane Franco Duarte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Cascavel (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Foz do Iguaçu (2016). Pedagoga do Núcleo de Ensino (NUENS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Francisco Beltrão (2016- Atual), desenvolvendo ações de formação continuada dos docentes universitários, assessoramento pedagógico, e acompanhamento e orientação didático-pedagógica. Responsável pelo Departamento de Educação (2019-2021). Tem experiência também como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (2014-2016). Pesquisa sobre Conselho Municipal de Educação, Controle Social, Gestão Democrática, Gestão Escolar, Organização do Trabalho Pedagógico, e Formação Continuada do Docente do Ensino Superior. É integrante do Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (GEEAES).

Francis Mary Guimarães Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), Mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Graduação na Universidade Central da Venezuela. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando junto ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus de Cascavel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e História da Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas de estudo e orientação: Estado, Políticas Sociais e Políticas Educacionais; Política Educacional na América Latina.

Citas

AGUIAR, Márcia. CMEs nos estados da Paraíba e de Pernambuco: a difícil construção da gestão democrática. In: SOUZA, Donaldo Bello de (Org.). Mapa dos Conselhos Municipais de Educação no Brasil: criação, implantação e funcionamento institucional e sociopolítico. São Paulo: Loyola, 2013, p. 57-75.

BAPTISTA, M. C. Conselho municipal de educação. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social, 2017. IGD. Disponível em: <http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/gestao-do-programa/igd> Acesso em março de 2018.

______. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

______. Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Pró-Conselho, 2007. Guia de Consulta. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pro_cons/guia_consulta.pdf> Acesso em fevereiro de 2017.

BRASIL. Lei nº 11.494 (2007). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.

______. Lei nº 10.172, de 9 janeiro de 2001. Institui o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1996a. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em 29 nov. 2015.

______. Lei nº 9.424 (1996). Criação do FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. 1996b

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado, 1988. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/ Acesso em abril de 2015.

______. Lei nº 5,692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 12 ago 1971.

CUNHA, Maria Couto. et al. CMEs no estado da Bahia: os desafios para a compreensão do alcance das práticas democráticas na educação municipal. In: SOUZA, Donaldo Bello de (Org.). Mapa dos Conselhos Municipais de Educação no Brasil: criação, implantação e funcionamento institucional e sociopolítico.São Paulo: Loyola, 2013, p. 77-94.

DUARTE, Adriane Franco. Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu: histórico e natureza de suas pautas (2012-2017). 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FERREIRA, Andreza Alves. CMEs no estado do Espírito Santo: a participação regulada. In: SOUZA, Donaldo Bello de (Org.). Mapa dos Conselhos Municipais de Educação no Brasil: criação, implantação e funcionamento institucional e sociopolítico. São Paulo: Loyola, 2013, p. 111-128.

FRIGOTTO. Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: Metodologia da pesquisa educacional. Ivani Fazenda (Org.) 3.ed. São Paulo: Cortez, 1994. (Biblioteca da Educação, Série 1, Escola; V. 11).

HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 21, n.20, p. 30-41, 2001. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-1/HOFLING.pdf Acesso em 10 abril 2018

LENINE, V. I. O Estado e a revolução. 1917. Disponível em < https://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/08/estado-e-a-revolucao.pdf> Acesso em 10 abril 2016

LIMA, Antonio Bosco de; NUNES, Joicilene Cristina. Conselho Municipal de Educação e controle social. IN: LIMA, Antonio Bosco de. (Org.). Estado e o controle social no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2011, p. 103-121.

______. Conselhos Municipais na educação: uma participação dissolvente? IN: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: artes e técnicas, ciências e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006, p. 315-330

LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARX. Karl, ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Trad. Maria Lúcia Como. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. Col. Leitura.

NAGEL, Lizia Helena. O Estado brasileiro e as políticas educacionais a partir dos anos 80. In: NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães (Org.) Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel: EDUNIOESTE, 2001.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Determinantes das mudanças no conteúdo das propostas educacionais no Brasil dos anos 90: período Itamar Franco. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Educação e política no limiar do século XXI. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2015.

NOGUEIRA, Maria Ieda. Prefácio. In: SOUZA, Donaldo Bello de (org.). Mapa dos Conselhos Municipais de Educação: criação, implantação e funcionamento institucional e sociopolítico. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 9-10.

OLIVEIRA, Cleiton de. Algumas questões sobre o Conselho Municipal de Educação. In: BARBOSA (Org.), Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: artes e técnicas, ciências políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006, p. 305-314.

PERONI, V. M. V. Conselhos municipais em tempos de redefinição do conceito de democracia. In: SOUZA, Donaldo Bello de (org). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. 1ª ed. São Paulo: Xamã, 2008, 1 v, p. 191-209.

PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

POMPEU, Gina Vidal Marcílio. Municipalismo, controle social e controle estatal: trabalho coeso para garantir a efetivação do direito à educação. In: SOUZA, Donaldo Bello de. (Org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008, p. 31-51.

SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional.2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SILVA, Ilse Gomes. Estado, saúde e participação política. São Paulo: Xamã, 2011.

SOUZA, Celina. Governos e sociedades locais em contextos de desigualdades e de descentralização. Revista Ciência & Saúde Coletiva. v. 7, nº 3 Rio de Janeiro, 2002, p. 431-442.

SOUZA, Donaldo Bello de; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira; OLIVEIRA, Rosimar de Fátima. CMEs no Brasil: uma cartografia a partir dos estudos teórico-empíricos. In: SOUZA, Donaldo Bello de (Org.). Mapa dos Conselhos Municipais de Educação no Brasil: criação, implantação e funcionamento institucional e sociopolítico. São Paulo: Loyola, 2013, p. 23-55.

VALLE, Bertha de Borja Reis do. Controle social da educação: aspectos históricos e legais. In: SOUZA, Donaldo Bello de. (Org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008, p. 53-74.

XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado; DEITOS, Roberto Antonio. Estado e Política Educacional no Brasil. In: DEITOS, Roberto Antonio; RODRIGUES, Rosa Maria (orgs.). Estado, desenvolvimento, democracia e políticas sociais. Cascavel: EDUNIOESTE, 2006. p.67-86

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Conselhos municipais de educação: estudo genético-histórico. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 3, p. 123-135. Março, 1998.

Publicado

2022-06-29