Novas perspectivas no ensino a distância
experiências marcadas pelas mudanças de valores e atitudes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.30819Palabras clave:
Valores, Capacitação, Estratégias, AVAResumen
Este artigo visa relatar a experiência no Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso de graduação de uma instituição privada, com 12 estudantes. Em 2020, devido à pandemia, professores e alunos enfrentaram uma abrupta mudança de valores e atitudes, além de desafios significativos, como a falta de fluência tecnológica e a necessidade de adaptação às novas relações em um ambiente virtual complexo. A migração do ensino presencial para o remoto, imposta pela pandemia, exigiu uma urgente mudança de valores do corpo docente e a busca por qualificação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Foram adotadas estratégias para aulas online que utilizaram metodologias ativas, promovendo maior interação, colaboração e cooperação entre professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que as experiências nas relações professor-aluno no ambiente virtual permitiram a valorização do aluno nas atividades colaborativas e um feedback contínuo.
Descargas
Citas
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Programa de pós-graduação em Educação. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 28 jul. 2024.
CHARCZUK SB. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educ Real [online], v. 45, n. 4, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236109145. Acesso em: 30 jul. 2024.
FERNANDEZ, Consuelo. 2000-2010: uma odisseia no espaço virtual: memórias de uma trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2014.
FETTERMANN, Joyce Vieira; TAMARIZ, Annabell Dell Real. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. e24941, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24941. Acesso em: 28 jul. 2024.
GOZZI, Marcelo Pupim et al. Comunidades de aprendizagem: uma vivência no ensino de pós-graduação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA,14., 2008. Santos. Anais [...] Santos: ABED, 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/513200874332AM.pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102052.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Diagrama%C3%A7%C3%A3o-Pulso.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/novas-tecnologias/grupos-de-pesquisa/textos-201/novas-tecnologias/grupos-de pesquisa/pde/pde/pdf/vani_kenski.pdf Acesso em: 15 jul. 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. São Paulo: Pró-Reitoria de Educação da USP, 2008. (Cadernos de Pedagogia Universitária; v. 7). Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_7_PAE.pdf. Acesso em: 1 jul. 2024.
MATTOS, Amana Rocha et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia, v. 18, n. 2, p. 369-377, abr./jun.2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/cdcyMnhCmdCH3KFmmwVvS4R/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2024.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação à distância: uma visão integrada. Tradução Roberto Galmon. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos, SALES, Mary Valda Souza, SARLY, Cézar Roberto. Educação a distância, hibridismo e metodologias ativas: fundamentos conceituais para uma proposta de modelo pedagógico na oferta das disciplinas semipresenciais dos cursos presenciais de graduação da UNEB. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 6, n.2, p. 161–171, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.489. Acesso em: 14 abr. 2024
PAPERT, Seymour. Works by Papert. [S.l.], 2000. Disponível em: http://www.papert.org/. Acesso em: 27 jul. 2024.
PAIVA, Thiago Yamashita. Aprendizagem ativa e colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. 2016. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) —Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/21707. Acesso em: 15 jun. 2017.
PIMENTEL, E. P.; GOMES, A. S. Ambientes virtuais de aprendizagem para uma Educação mediada por tecnologias digitais. In: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (org.). Informática na Educação: autoria, mídia, letramento, inclusão digital. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. (Série Informática na Educação, v. 5). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/ambientesVirtuaisDeAprendizagemParaUmaEducacaoMediadaPorTecnologiasDigitais/. Acesso em: 30 jul. 2024.
PRIMO, Teixeira, A. F. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista FAMECOS, v. 7, n. 12, p. 81–92, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3068. Acesso em: 29 jul. 2024.
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus, 2005.
ROPOLI, Edilene A. Metodologias ativas de aprendizagem e educação a distância: novas perspectivas para a educação continuada. Campinas. UNICAMP, 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009232611.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.
SANTOS, Freitas dos M. das G.; MANTILLA, Pirola Santos, S. Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S. l.], v. 15, 2016. Disponível em: https://abed.emnuvens.com.br/RBAAD/article/view/271. Acesso em: 31 jul. 2024.
TATAGIBA, Lucilene de Souza; SERAFIM, Antonio Rodrigo Souza; TATAGIBA, Jocilea de Souza. Ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia: diferentes experiências. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 11, mar. 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/11/ambientes-virtuais-de-aprendizagem-em-tempos-de-pandemia-diferentes-experiencias. Acesso em: 30 jul. 2024.
VOIGT, Patrícia da Cunha Garcia; LEITE, Lígia Silva. Investigando o papel do professor em cursos de educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Avaliação – compromisso para a qualidade e resultados. Anais [...] Salvador: ABED, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/143-TC-D2.htm Acesso em: 30 jul. 2024.