Novas perspectivas no ensino a distância

experiências marcadas pelas mudanças de valores e atitudes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.30819

Palabras clave:

Valores, Capacitação, Estratégias, AVA

Resumen

Este artigo visa relatar a experiência no Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso de graduação de uma instituição privada, com 12 estudantes. Em 2020, devido à pandemia, professores e alunos enfrentaram uma abrupta mudança de valores e atitudes, além de desafios significativos, como a falta de fluência tecnológica e a necessidade de adaptação às novas relações em um ambiente virtual complexo. A migração do ensino presencial para o remoto, imposta pela pandemia, exigiu uma urgente mudança de valores do corpo docente e a busca por qualificação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Foram adotadas estratégias para aulas online que utilizaram metodologias ativas, promovendo maior interação, colaboração e cooperação entre professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que as experiências nas relações professor-aluno no ambiente virtual permitiram a valorização do aluno nas atividades colaborativas e um feedback contínuo.

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Biografía del autor/a

Margareth Ramos, SENAC RJ

Doutoranda em Educação pela UNESA, com previsão de conclusão em setembro de 2024, tenho me dedicado ao estudo das Representações Sociais, especialmente focada na temática "Representações sociais de projetos de vida de jovens aprendizes em inserção profissional: desafios e possibilidades futuras". Este trabalho é orientado pela Prof Dr Patrícia Diana E. B. de S. Camargo Ortiz Monteiro e Co-orientado pela Prof Dr Edna Maria Querido de Oliveira Chamon. Minha trajetória acadêmica inclui Mestrado em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio Especialização em Psicopedagogia pela UFRJ e Graduação em Pedagogia pela UERJ. Com mais de 35 anos de experiência no campo da Educação, tenho me dedicado a pesquisas em Psicologia Social, com ênfase na Teoria das Representações Sociais. Atualmente, sou docente pelo SENAC, onde leciono em Cursos Técnicos de Administração e em Programas de Capacitação Profissional destinados aos jovens aprendizes. Meus interesses de pesquisa abrangem Representações Sociais, Educação, Avaliação, bem como o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e outros temas articulados ao desenvolvimento de pessoas. Este leque de interesses reflete meu compromisso com a investigação e o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo educacional, visando contribuir significativamente para a inserção profissional de jovens e para o avanço do conhecimento em minha área de atuação.

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Publicado

2024-08-23