Novas perspectivas no ensino a distância

experiências marcadas pelas mudanças de valores e atitudes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.30819

Keywords:

Valores, Capacitação, Estratégias, AVA

Abstract

Este artigo visa relatar a experiência no Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso de graduação de uma instituição privada, com 12 estudantes. Em 2020, devido à pandemia, professores e alunos enfrentaram uma abrupta mudança de valores e atitudes, além de desafios significativos, como a falta de fluência tecnológica e a necessidade de adaptação às novas relações em um ambiente virtual complexo. A migração do ensino presencial para o remoto, imposta pela pandemia, exigiu uma urgente mudança de valores do corpo docente e a busca por qualificação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Foram adotadas estratégias para aulas online que utilizaram metodologias ativas, promovendo maior interação, colaboração e cooperação entre professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que as experiências nas relações professor-aluno no ambiente virtual permitiram a valorização do aluno nas atividades colaborativas e um feedback contínuo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Margareth Ramos, SENAC RJ

Doutoranda em Educação pela UNESA, com previsão de conclusão em setembro de 2024, tenho me dedicado ao estudo das Representações Sociais, especialmente focada na temática "Representações sociais de projetos de vida de jovens aprendizes em inserção profissional: desafios e possibilidades futuras". Este trabalho é orientado pela Prof Dr Patrícia Diana E. B. de S. Camargo Ortiz Monteiro e Co-orientado pela Prof Dr Edna Maria Querido de Oliveira Chamon. Minha trajetória acadêmica inclui Mestrado em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio Especialização em Psicopedagogia pela UFRJ e Graduação em Pedagogia pela UERJ. Com mais de 35 anos de experiência no campo da Educação, tenho me dedicado a pesquisas em Psicologia Social, com ênfase na Teoria das Representações Sociais. Atualmente, sou docente pelo SENAC, onde leciono em Cursos Técnicos de Administração e em Programas de Capacitação Profissional destinados aos jovens aprendizes. Meus interesses de pesquisa abrangem Representações Sociais, Educação, Avaliação, bem como o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e outros temas articulados ao desenvolvimento de pessoas. Este leque de interesses reflete meu compromisso com a investigação e o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo educacional, visando contribuir significativamente para a inserção profissional de jovens e para o avanço do conhecimento em minha área de atuação.

References

BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Programa de pós-graduação em Educação. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 28 jul. 2024.

CHARCZUK SB. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educ Real [online], v. 45, n. 4, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236109145. Acesso em: 30 jul. 2024.

FERNANDEZ, Consuelo. 2000-2010: uma odisseia no espaço virtual: memórias de uma trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2014.

FETTERMANN, Joyce Vieira; TAMARIZ, Annabell Dell Real. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. e24941, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24941. Acesso em: 28 jul. 2024.

GOZZI, Marcelo Pupim et al. Comunidades de aprendizagem: uma vivência no ensino de pós-graduação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA,14., 2008. Santos. Anais [...] Santos: ABED, 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/513200874332AM.pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102052.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Diagrama%C3%A7%C3%A3o-Pulso.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/novas-tecnologias/grupos-de-pesquisa/textos-201/novas-tecnologias/grupos-de pesquisa/pde/pde/pdf/vani_kenski.pdf Acesso em: 15 jul. 2024.

KENSKI, Vani Moreira. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. São Paulo: Pró-Reitoria de Educação da USP, 2008. (Cadernos de Pedagogia Universitária; v. 7). Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_7_PAE.pdf. Acesso em: 1 jul. 2024.

MATTOS, Amana Rocha et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia, v. 18, n. 2, p. 369-377, abr./jun.2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/cdcyMnhCmdCH3KFmmwVvS4R/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2024.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação à distância: uma visão integrada. Tradução Roberto Galmon. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

NONATO, Emanuel do Rosário Santos, SALES, Mary Valda Souza, SARLY, Cézar Roberto. Educação a distância, hibridismo e metodologias ativas: fundamentos conceituais para uma proposta de modelo pedagógico na oferta das disciplinas semipresenciais dos cursos presenciais de graduação da UNEB. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 6, n.2, p. 161–171, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.489. Acesso em: 14 abr. 2024

PAPERT, Seymour. Works by Papert. [S.l.], 2000. Disponível em: http://www.papert.org/. Acesso em: 27 jul. 2024.

PAIVA, Thiago Yamashita. Aprendizagem ativa e colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. 2016. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) —Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/21707. Acesso em: 15 jun. 2017.

PIMENTEL, E. P.; GOMES, A. S. Ambientes virtuais de aprendizagem para uma Educação mediada por tecnologias digitais. In: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (org.). Informática na Educação: autoria, mídia, letramento, inclusão digital. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. (Série Informática na Educação, v. 5). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/ambientesVirtuaisDeAprendizagemParaUmaEducacaoMediadaPorTecnologiasDigitais/. Acesso em: 30 jul. 2024.

PRIMO, Teixeira, A. F. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista FAMECOS, v. 7, n. 12, p. 81–92, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3068. Acesso em: 29 jul. 2024.

RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus, 2005.

ROPOLI, Edilene A. Metodologias ativas de aprendizagem e educação a distância: novas perspectivas para a educação continuada. Campinas. UNICAMP, 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009232611.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

SANTOS, Freitas dos M. das G.; MANTILLA, Pirola Santos, S. Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S. l.], v. 15, 2016. Disponível em: https://abed.emnuvens.com.br/RBAAD/article/view/271. Acesso em: 31 jul. 2024.

TATAGIBA, Lucilene de Souza; SERAFIM, Antonio Rodrigo Souza; TATAGIBA, Jocilea de Souza. Ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia: diferentes experiências. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 11, mar. 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/11/ambientes-virtuais-de-aprendizagem-em-tempos-de-pandemia-diferentes-experiencias. Acesso em: 30 jul. 2024.

VOIGT, Patrícia da Cunha Garcia; LEITE, Lígia Silva. Investigando o papel do professor em cursos de educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Avaliação – compromisso para a qualidade e resultados. Anais [...] Salvador: ABED, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/143-TC-D2.htm Acesso em: 30 jul. 2024.

Published

2024-08-23