Contribuições da ludicidade e da tecnologia no fazer-pedagógico

discutindo demandas contemporâneas do contexto escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30619

Palabras clave:

Fazer docente, Educação contemporânea, Ludicidade, Tecnologia

Resumen

O presente estudo buscou responder a seguinte questão: como a tecnologia e a ludicidade podem contribuir no processo do fazer pedagógico frente às demandas da educação contemporânea? Deste modo, tivemos como objetivo principal pensar a tecnologia e suas implicações, bem como o lugar da ludicidade na articulação do compreender-se lúdico e tecnológico para além dos instrumentos na educação contemporânea e no contexto escolar.  Assim, o traçado metodológico deste estudo teve a pesquisa qualitativa como abordagem essencial. Os resultados apontaram a presença do lúdico nos processos formativos como ação essencial para o fazer pedagógico dentro dos espaços escolares, no qual os aspectos lúdicos e tecnológicos podem caminhar em sintonia, pois são práxis indissociáveis e, sobretudo, a tecnologia aqui é entendida para além da racionalidade instrumental.

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Biografía del autor/a

Lorames Bispo dos Santos Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador).

Claudia Urpia Rosa, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGeduc/UNEB), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993), especialização em Supervisão Escola e Empresa pela Faculdade de Educação Olga Mettig (1994), em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Federal da Bahia (2000) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2016). Coordenadora Pedagógica concursada da Secretaria Municipal de Educação e vice-gestora da unidade escolar; é Assessora Psicopedagógica do Centro de Estudos Pequenópolis. Membro do Grupo de Pesquisa Umanità: Educação e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação e formação de professores e acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem.

Dídima Maria de Mello Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Docente permanente do PPGEDUC, Programa de Mestrado e Doutorado, (UNEB). Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Psicopedagogia e em Supervisão Escolar Pedagoga. Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade Formação e Tecnologias MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA PROFANAÇÃO Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO, Educação de Jovens e Adultos, Didática, Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Estágio,Pedagogia de projetos, Formação do Educador, Docência no Ensino Superior , Currículo.e Ludicidade,Estágio em Educação Infantil,Estágio Ensino Fundamental, Estágio em Gestão Escolar, Fundamentos da Educação.Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC. Parecerista ad hoc da Revista Entreideias/ UFBA/ FACED: educação,cultura e sociedade UFBA. Avaliadora ad hoc do MEC. Membro do Instituto de Psicanálise Sérgio Santana/UNEB,Vice coordenadora da Linha IV Educação Curriculo e Tecnologias, Programa de Pós graduação PpGEduc/UNEB.

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Publicado

2021-04-09