Contribuições da ludicidade e da tecnologia no fazer-pedagógico
discutindo demandas contemporâneas do contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30619Keywords:
Fazer docente, Educação contemporânea, Ludicidade, TecnologiaAbstract
O presente estudo buscou responder a seguinte questão: como a tecnologia e a ludicidade podem contribuir no processo do fazer pedagógico frente às demandas da educação contemporânea? Deste modo, tivemos como objetivo principal pensar a tecnologia e suas implicações, bem como o lugar da ludicidade na articulação do compreender-se lúdico e tecnológico para além dos instrumentos na educação contemporânea e no contexto escolar. Assim, o traçado metodológico deste estudo teve a pesquisa qualitativa como abordagem essencial. Os resultados apontaram a presença do lúdico nos processos formativos como ação essencial para o fazer pedagógico dentro dos espaços escolares, no qual os aspectos lúdicos e tecnológicos podem caminhar em sintonia, pois são práxis indissociáveis e, sobretudo, a tecnologia aqui é entendida para além da racionalidade instrumental.
Downloads
References
ABREU, Roberta Melo de Andrade. Pós-graduação e pesquisa em educação: contribuições epistemológicas a partir do estudo de caso do Programa Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
ANDRADE, Dídima Maria de Mello. Contribuições teóricas do campo da ludicidade no currículo de formação do pedagogo. 2013. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.
BURKE, James; ORNSTEIN, Robert. O presente do fazedor de machados: os dois gumes da história da cultura humana. Tradução de Pedro Jorgensén Júnior. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
FERRARI, Márcio; FRIEDRICH, Froebel. O formador das crianças pequenas. Nova Escola, São Paulo, 1 out. 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas. Acesso em: 13 jul. 2019.
FORQUIM, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GUATTARI, Félix. Linguagem, consciência e sociedade. Revista Saúde e Loucura, São Paulo, v. 2, p. 3-17, 1990.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. 21. ed. Campinas: Papirus, 2011.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Tradução de Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1968.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. (Magistério, Formação do Professor).
LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. Tecnologias intelectuais e educação: explicitando o princípio proposicional/hipertextual como metáfora para educação e o currículo. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 401-416, jul./dez. 2004.
LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. A escola no contexto das tecnologias de comunicação e informação: do dialético ao virtual. Salvador: EDUNEB, 2007.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Ludicidades e experiências lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. In: PORTO, B. (org.). Educação e Ludicidade, Salvador: GEPEL, FACED/UFBA, 2002. (Ensaios, 2). p. 22-60.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Brincadeiras, Jogos e ludicidade. In: D’ÁVILA, C.; FORTUNA, T. (orgs.). Ludicidade, cultura lúdica e formação de professores. Curitiba: CRV, 2018. p. 135-142.
SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 151-166.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1995.
SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas, SP: Autores associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Ciência e educação na sociedade contemporânea: desafios a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 12, n. 16, p. 13-36, jul./dez. 2010.