Aprendizagem vivencial de autoconhecimento e cuidado psicocorporal na formação para o cuidado na graduação de profissionais de saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41448

Keywords:

Aprendizagem vivencial, Educação universitária, Psicologia Corporal

Abstract

A formação universitária de profissionais de saúde não costuma integrar o autoconhecimento e o cuidado de si mesmo e do outro, considerando sensações corporais e subjetividade dos estudantes. Esta é uma pesquisa exploratória qualitativa, com o objetivo de desenvolver reflexão sobre o trabalho educacional que integra as funções intelectuais e as vivências corpóreas e emocionais na aprendizagem científica, para estímulo ao cuidado de si e do outro na formação de profissionais de saúde. Realizou-se a partir da análise de registros de experiências docentes, com metodologia pedagógica teórico-vivencial com base na Psicologia Corporal, em cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e das Faculdades Integradas Maria Thereza, de 2008 a 2019. É possível promover a aprendizagem do autoconhecimento e do cuidado psicocorporal de si e do outro na educação universitária. A universidade deve ampliar o repertório docente, com ferramentas pedagógicas que integrem teoria e vivência e promovam autoconhecimento e cuidado como parte da formação de profissionais de saúde.

 

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Author Biographies

MARIA LUIZA CARVALHO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Psicóloga e psicoterapeuta corporal. Lecionou com metodologia teórico-vivencial com base na Psicologia Corporal nos cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia da UFRJ e no curso de Psicologia nas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH).

 

Samira Lima da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Antropologia Social/Universidade de Brasília.  Professora associada. Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, EICOS, Instituto de Psicologia, UFRJ.

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Published

2024-08-23