Experiências pré-profissionais dos professores de Educação Física
percepções sobre o saber-fazer e o saber-ser
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.39085Keywords:
Formação de professores, Educação Física, Experiência pré-profissionalAbstract
O interesse de investigação parte dos saberes que caracterizam o processo de formação docente, especificamente dos saberes pré-profissionais que, de certo modo, influenciaram as escolhas, atitudes e percepções pedagógicas. O trabalho objetiva identificar as percepções sobre o saber-fazer e o saber-ser de quatro professores (as) de Educação Física da rede municipal de Cuiabá-MT, a partir das suas experiências pré-profissionais. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Utilizou-se a história de vida na forma de entrevista narrativa para a coleta dos dados. Verificou-se que as experiências escolares desses professores não contribuíram para uma experiência qualificadora para o saber-fazer e o saber-ser na disciplina e que a formação inicial foi fundamental para a superação de práticas obsoletas, bem como para ressignificação do papel docente, ressaltando a importância da intencionalidade, do planejamento, da diversificação de conteúdo e contextualização do ensino da área.
Downloads
References
BRASIL. Decreto n° 69.450, de 1 de novembro de 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei número 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e alínea c do artigo 40 da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968 e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d69450.htm. Acesso em: 18 ago. 2022.
BRASIL. Decreto n° 9.917, de 18 de julho de 2019. Declara a revogação, para os fins do disposto no art. 16 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, de decretos normativos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d69450.htm. Acesso em: 18 ago. 2022.
BORGES, Cecília. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, Cecília; Desbiens, Jean-François (Orgs.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas, SP: Autores Aassociados, 2005, p. 157-190.
CUNHA, Antonio Camilo. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em revista, v. 11, n. 2, p. 41-52, dez. 2010. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/2320. Acesso em: 18 ago. 2022.
FORMOSINHO, João. (Coord.). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Porto, 2009.
GARCIA, Álvarez, Jesús. Fundamentos de la formación permanente del professorado mediante el empleo del vídeo. Marfil, Espanha: Alcoy, 1987.
GARIGLIO, José Ângelo. A socialização pré-profissional de professores de Educação Física: a experiência no universo esportivo em questão. Pensar a prática, v. 14, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10061. Acesso em: 17 ago. 2022.
GARIGLIO, José Ângelo. A experiência escolar e a socialização pré-profissional de professores de Educação. Educação em revista, v. 31, n. 2, p. 229-251, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v31n2/0102-4698-edur-31-02-00229.pdf. Acesso em: 07 ago. 2021.
GIL. Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação progressista. São Paulo: Loyola, 1991.
GOMES, Carlos Eduardo de Almeida; SILVA, Gustavo da Motta; ANACLETO, Francis Natally de Almeida. A entrada no curso de Educação Física: perspectivas sobre os motivos de escolha. Revista de Educação Pública, v. 31, e12517, jan. 2022. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v31/2238-2097-REPUB-31-e12517.pdf. Acesso em: 31 mai. 2024
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. In: Cadernos de formação RBCE, v. 1, n. 1, p. 9-24, 2009. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/929/539. Acesso em: 18 ago. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança a incerteza. 9. ed. São Paulo, Cortez, 2011.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo. Conteúdos de educação física para o ensino fundamental da rede municipal de Cuiabá: um estudo sobre sua sistematização. 196f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2010.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 9. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2017.
MAFFEI, Willer Soares. Compreensão sobre os sentidos atribuídos a boas práticas e práticas inovadoras por professores de educação física. Instrumento - Revista em Estudo e Pesquisa em Educação, v. 24, p. 25, 45, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/34326. Acesso em: 10 ago. 2022.
MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo... e “mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MOREIRA, Evando Carlos. Características, importância e contribuições da ação de planejar para a educação física escolar. In: MOREIRA, Evando Carlos (Org.). Educação física escolar: desafios e propostas I. 2. ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, v. 1, p. 43-54.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009.
NÓVOA, António. Escolas e professores proteger: transformar, valorizar. Salvador, BA: SEC/IAT, 2022.
OLIVEIRA, Edna Batista de; SIMÕES NETO, José de Caldas; BEZERRA, Marcos Antônio; MARTINS, Lucielton Mascarenhas. As concepções de esporte aplicadas nas aulas de educação física no ensino médio em tempo integral. Biomotriz, v. 14, n. 1, p. 111-119, Abril, 2020 Cruz Alta, RS. Disponível em: bit.ly/3Vl1UOy. Acesso em: 21 mai. 2024.
OLIVEIRA, Marta Regina Puhl de; PEREIRA, Neiva. Memórias da educação física escolar e escolha do curso de graduação. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 5, p. 13565–13577, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17510. Acesso em: 31 mai. 2024.
SOARES, Carmem Lúcia e colaboradores. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
WAICHMAN, Pablo Alberto. A respeito dos enfoques em recreação. Revista da Educação Física, v. 15, n. 2, p. 22-31, 2. sem. 2004. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3418/2442. Acesso em 31 mai. 2024.