Compreensão sobre os sentidos atribuídos a boas práticas e práticas inovadoras por professores de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34326

Palavras-chave:

Educação física, Boas práticas, Prática inovadora

Resumo

Mudanças na prática docente e política educacional causam marcos e marcas no ensino e na formação do profissional que atua na educação básica. Diante disso, este estudo objetiva compreender os sentidos atribuídos às boas práticas e práticas inovadoras por professores de Educação Física. Utiliza revisão e análise do Estado da Arte para busca, organização e análise dos dados. Os resultados mostram que a metáfora das boas práticas e da inovação na prática são historicizadas, contextualizadas e surgem da atitude questionadora e da intencionalidade docente. Considera-se que motivação, determinantes sócio-políticos, conhecimento teórico, competências, mudança nos referenciais, democratização das práticas da cultura e a experiência docente são fatores que contribuem para que os professores pensem diferente a Educação Física na escola.

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Biografia do Autor

Willer Soares Maffei, Universidade Estadual Paulista - Unesp/São Paulo

Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Bauru Faculdade de Ciências - Departamento de Educação Física.

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF)

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Publicado

2022-06-29