Contos africanos e saberes geográficos

reflexões a partir da Educação Tradicional Africana

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37148

Keywords:

Cultura Africana, Conto Africano, Educação Tradicional Africana, Oralidade Africana

Abstract

O presente texto apresenta uma breve reflexão acerca dos contos africanos. O objetivo é mostrar como eles integram a Educação Tradicional Africana, sendo ferramentas potentes de enredamento de saberes. No caso específico deste texto, busquei elucidar saberes geográficos presentes nos contos africanos. Para isso, foi necessário contextualizá-los a partir da Educação Tradicional Africana, buscar subsidio em uma língua africana
do oeste da África e dialogando com alguns autores africanos. Um conto africano foi trazido para ilustrar as reflexões e ajudar o leitor na sua compreensão. Ao longo do texto, foram apontados alguns conceitos geográficos específicos que se encontram presentes nos contos africanos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Senakpon Fabrice Fidèle Kpoholo, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Possui Bacharelado em Geografia e Planejamento do Território pela Université Abomey-Calavi, Benin (2010), mestrado em Educação (Cotidiano escolar, redes educativas e currículo) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e Doutorado em Educação (Linguagem, Conhecimento e formação de professores) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Membro do grupo de Pesquisa: Linguagem Interação e Conhecimento. Tem experiência na área de Geografia (Ensino de Geografia) e na área de Educação, investigando o fracasso e a evasão escolar em meio rural beninense (África); Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula e nos diversos espaços formativos. Interfaces Educação, Cinema e Redes sociais. Tem interesse em assunto em relação à geografia (Ensino de Geografia e Planejamento Territorial), ao cinema/educação, currículo e cotidiano escolar; à cultura africana e afro-brasileira, Educação e Direitos Humanos.

References

AGUESSY, Honorat. Visões e perspectivas tradicionais. In: Sow, Alfa I e al. Introdução à Cultura Africana. Lisboa: Edições 70, 1980, p. 95-136.

BASSONG, Mbog. Les fondements de la philosophie africaine. Québec : Kiyikaat, 2014.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Peutit Bodiel et les autres contes de la savane. Paris : Stock, 1994.

MBAYO MBAYO, Joseph. Bumuntu ou l aculture de l’excellence. Les prolégomènes. Louvain-la-Neuve : l’Harmatant, 2017.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alii, 2012.

Published

2022-07-29