A presença de professores homens nos anos iniciais

o cuidado e a feminização em questão

Autores

  • Thomaz Spartacus Martins Fonseca Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-3826-6483
  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.32991

Palavras-chave:

Professores homens, Cuidado, Feminização

Resumo

O cuidado e a feminização são duas características dos docentes que trabalham com crianças. Essas duas características acabam vindo à tona e sendo tensionadas com a presença de professores homens nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso propósito é problematizar essas tensões que relacionam gênero com docência a partir de uma pesquisa realizada com dois professores homens que lecionam nos anos iniciais. Foi a perspectiva pós-estruturalista, sob as influências das abordagens foucaultianas, que nos inspirou nas análises, considerando que somos resultados de discursos e de relações de saber-poder que vão construindo os gêneros e os seus lugares de pertencimento.

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Biografia do Autor

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, pós-doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona,/Espanha, doutor em Educação pela UNICAMP e corrdenador do GESED/UFJF.

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Publicado

2021-06-30 — Atualizado em 2021-06-30

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Seção

Dossiê “Relações de gênero e sexualidades nas escolas”

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