Formação docente e formação de leitores na educação infantil

experiências, estratégias, ações e desafios

Authors

  • Rita Cristina Lima Lages Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paola Damaceno Maciel Universidade Federal de Ouro Preto
  • Joziane de Fátima Valadares Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203

Keywords:

Formação de professores, Letramento literário, Educação infantil

Abstract

Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita Cristina Lima Lages, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana/MG.

Paola Damaceno Maciel, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto

Joziane de Fátima Valadares, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto.

References

ALMEIDA, Eliana Guimarães. O livro de literatura infantil no primeiro ciclo: um estudo sobre a mediação escolar da literatura em um contexto socioeconomicamente desfavorecido. 2011. 138 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

ALMEIDA, Tatyane Andrade. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. 2016. 142 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

AVILA, Fernanda Cecília Faria de. Alfabetização e letramento na educação infantil: análise das concepções das professoras das UMEIs do município de Belo Horizonte. 2016. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

BELMIRO, Celia Abicalil. Entre modos de ver e modos de ler, o dizer. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 105-131, dez. 2012.

BELMIRO, Celia Abicalil; GALVÃO, Cristiene de Souza Leite. Conta de novo?! As famílias e a formação literária do pequeno leitor. Ministério de Educação, Secretaria de Educação Básica. 1. ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. 24p.

BOLOGNESI, Priscila Maria Sbizera. Rodas de leituras na escola: do envolvimento dos alunos aos processos de reflexão. 2012. 156 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/ Acesso em: 15 fev. 2020.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. Vários escritos. 4. ed. reorg. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 169-192.

CARVALHO, Luana de Araujo. Formação de leitores e formação de professores: memorial como estratégia pedagógica e de pesquisa. 2013. 121 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.

COSSON, Rildo. Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento. Pro.posições,Campinas, v. 27, n. 2, p. 47-66, maio/ago. 2016.

FISCHER, Rosa Maria Bueno; SILVA Tatielle Rita Souza da.Literatura e formação: o prazer do texto entre as margens do sistema escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-17, 2018.

GALVÃO, Bruna Leite. Pela estrada afora eu não vou bem sozinha: a experiência de mediação de leitura literária e a classificação dos livros de literatura infantil por faixa etária. 2017. 173 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Os processos de alfabetização e letramento na educação infantil: contribuições teóricas e concepções de professores. 2008. 332 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo,São Paulo, 2008.

MENDES, Teresa; Velosa, Marta. Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Pro-posições, Campinas, v. 27, n. 2, p. 115-132, maio/ago. 2016.

MICARELLO, Hilda; BAPTISTA, Mônica Correia. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 169-186, nov./dez. 2018.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo.Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo). Idéias (FDE/SEE/SP), n. 13, p. 101-106, 1992.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 23-43, abr./jun. 2014.

OLIVEIRA, Virgínia de Souza Avila. Entre as proposições teóricas e a prática: o uso da literatura infantil nas escolas municipais de Lagoa Santa. 2011. 169 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

PEREIRA, Fernanda Rohlfs. Práticas de leitura literária na educação infantil: como elas ocorrem em turmas de uma Umei de Belo Horizonte? 2014. 244 p.Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

ROSSI, Maria Aparecida Lopes Rossi; PERES, Selma Martines. Letramento literário na formação inicial do professor. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.33, n.65, p.99-113, 2015.

SOARES, Magda Becker. As Muitas facetas da alfabetização. In ___. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Contexto, 2003.

SOARES, Magda Becker. Letramento em texto didático: o que é letramento e alfabetização. In:______. Letramento: um tema de três gêneros. 2ª . ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p.29-60.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOUSA, Elizabeth Vieira Rodrigues de. Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa.2016. 165 p.Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2011.

WAJSKOP, Gisela. Linguagem oral e brincadeira letrada nas creches. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 1.355-1.374, out./dez. 2017.

Published

2020-11-30

Issue

Section

Artigos