O PIBID e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem Docente

contribuições para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45863

Palavras-chave:

PIBID. Formação de professores. Comunidade de Aprendizagem Docente

Resumo

O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais: “Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa, forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua lugaridade – a escola. Por fim, os processos constituintes do ambiente formativo foram analisados a partir do conceito de Comunidade de Aprendizagem Docente.

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Biografia do Autor

Priscila Artte Rosa Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Niterói

Doutora em Educação (UFF). Participa do Grupo de Pesquisa: Currículo, Docência e Cultura (UFF). Professora de História, Pedagoga e Professora dos Anos Inciais do Ensino Fundamental e  da Educação Infantil  (SME/Niterói). Áreas de atuação: Ensino de História; Currículo; Formação de professores; Educação Popular.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação