PIBID-Matemática da UFNT
um estudo das funções trigonométricas seno e cosseno com uso do Software Audacity
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45845Palavras-chave:
PIBID-Matemática, Trigonometria, Música, Tecnologias digitais, InterdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma das etapas da sequência didática de uma oficina elaborada pelos pibidianos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), núcleo de Matemática. A atividade teve como público alunos do Ensino Médio e seu objetivo principal era o estudo das funções trigonométricas seno e cosseno analisando ondas sonoras musicais, conciliando interdisciplinarmente Matemática e Música. Para tal, nos orientamos metodologicamente pelas tendências em Educação Matemática que abordam o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a Modelagem Matemática no ensino, tendo em vista a manipulação de softwares e a problematização de situações reais culminando na mobilização de conceitos matemáticos durante a execução da atividade. Como resultado geral, percebemos que um trabalho interdisciplinar mediado por tecnologias digitais contribui significativamente com a aprendizagem matemática, desde que os alunos interajam diretamente com elas.
Downloads
Referências
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como?. Veritati, n. 4, p. 73- 80, 2004. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/artigo_veritati_jonei.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 3 ed. Editora Contexto, 2002. ISBN: 85-7244-207-3. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256007243_Ensino_-_aprendizagem_com_Modelagem_matematica. Acesso em: julho 2017.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 1ª Ed. São Paulo: EDIFURB, 2014a.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática & Resolução de Problemas, Projetos e Etnomatemática: pontos confluentes. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 197-219, 2014b. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38224. Acesso em: 31 ago. 2024.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
PONTES, F. L.; MADRUGA, Z. E. F. Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno. Tangram – Revista de Educação Matemática, Dourados/MS, v. 2, n. 4, pp. 79-95, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/10215. Acesso em: 30 ago. de 2023.
SAIDELLES, T.; SCHMITT, J. A. C.; BARIN, C. S.; ELLENSOHN, R. M.; SANTOS, L. M. A. Investigando as Potencialidades do Uso do Software Audacity como Ferramenta de Flexibilização da Aprendizagem. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1543. Acesso em: 30 ago. de 2024.