PIBID-Matemática da UFNT

um estudo das funções trigonométricas seno e cosseno com uso do Software Audacity

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45845

Palavras-chave:

PIBID-Matemática, Trigonometria, Música, Tecnologias digitais, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma das etapas da sequência didática de uma oficina elaborada pelos pibidianos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), núcleo de Matemática. A atividade teve como público alunos do Ensino Médio e seu objetivo principal era o estudo das funções trigonométricas seno e cosseno analisando ondas sonoras musicais, conciliando interdisciplinarmente Matemática e Música. Para tal, nos orientamos metodologicamente pelas tendências em Educação Matemática que abordam o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a Modelagem Matemática no ensino, tendo em vista a manipulação de softwares e a problematização de situações reais culminando na mobilização de conceitos matemáticos durante a execução da atividade. Como resultado geral, percebemos que um trabalho interdisciplinar mediado por tecnologias digitais contribui significativamente com a aprendizagem matemática, desde que os alunos interajam diretamente com elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaylanne Freire Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Concluiu o Ensino Médio em 2021 no Colégio Militar Dr. José Aluísio da Silva Luz. Atualmente, é graduanda do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Durante sua formação acadêmica, Kaylanne participou ativamente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde atuou de outubro de 2022 a abril de 2023, desenvolvendo práticas pedagógicas e contribuindo para a formação de futuros educadores na área de Matemática.

Nayara Pires, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (SEDUC-TO)

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2015) e Pós Graduada em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins(2023). Atualmente é professora contratada da rede pública do estado do Tocantins. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, professores, educação, identidade, TIC's.

Adriano Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorado em Educação (Tese defendida em fevereiro/2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação Matemática (Dissertação defendida em março/2009) pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, Área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos, UNESP - Rio Claro. Graduado em Matemática (Licenciatura) pela UNESP - São José do Rio Preto em 2001. Atuei como professor da Educação Básica de 2002 à 2009: professor efetivo na EE Prof. Marcelo de Mesquita na cidade de Ipeúna-SP de agosto/2004 a julho/2009. Professor-pesquisador na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de Araguaína, de julho/2009 a agosto/2023, e na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Câmpus Universitário de Araguaína, desde setembro/2023, junto ao curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Formação de Professores e Etnomatemática. Temáticas de estudo e pesquisa: formação de professores que ensinam matemática, ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática, teorias de currículo (perspectiva pós-estruturalista), estudos foucaultianos (sujeito, práticas discursivas, relações de poder-saber).

Referências

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como?. Veritati, n. 4, p. 73- 80, 2004. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/artigo_veritati_jonei.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 3 ed. Editora Contexto, 2002. ISBN: 85-7244-207-3. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256007243_Ensino_-_aprendizagem_com_Modelagem_matematica. Acesso em: julho 2017.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 1ª Ed. São Paulo: EDIFURB, 2014a.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática & Resolução de Problemas, Projetos e Etnomatemática: pontos confluentes. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 197-219, 2014b. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38224. Acesso em: 31 ago. 2024.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

PONTES, F. L.; MADRUGA, Z. E. F. Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno. Tangram – Revista de Educação Matemática, Dourados/MS, v. 2, n. 4, pp. 79-95, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/10215. Acesso em: 30 ago. de 2023.

SAIDELLES, T.; SCHMITT, J. A. C.; BARIN, C. S.; ELLENSOHN, R. M.; SANTOS, L. M. A. Investigando as Potencialidades do Uso do Software Audacity como Ferramenta de Flexibilização da Aprendizagem. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1543. Acesso em: 30 ago. de 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)