PIBID-Matemática na UFNT

produção de significados na construção e exploração de poliedros mediada por materiais concretos

Autores

  • Sthefany Corso Mikulski Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Adriano Fonseca Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3949-9411

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45811

Palavras-chave:

PIBID , Geometria , Oficina, Construção de poliedros, Produção de Significados

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de dois pibidianos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do núcleo de Matemática da Universidade Federal no Norte do Tocantins, Campus de Araguaína/TO, na aplicação de uma oficina para o estudo de sólidos geométricos, mediado por materiais concretos (sólidos de acrílico e canudos de plástico), junto a uma turma de 9º Ano do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, município de Araguaína/TO. A atividade teve como propósito melhorar a compreensão e produção de significados dos conceitos geométricos, promovendo um aprendizado mais dinâmico e lúdico, onde o trabalho em grupo foi fundamental para a sua realização. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas na execução da oficina, percebemos que o diálogo e discussões entre os estudantes, promovidas pela interação direta com os materiais concretos, proporcionaram um aprendizado mais engajado e colaborativo e, por conseguinte, uma melhor compreensão dos conceitos geométricos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sthefany Corso Mikulski, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus de Araguaína/TO, ingresso em 2023. Concluiu o Ensino Médio na escola Centro Educacional Arco Íris, município de Porto Franco/MA, em 2020. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de out./2023 a abril/2024.

Adriano Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor-pesquisador na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de Araguaína, de julho/2009 a agosto/2023, e na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Câmpus Universitário de Araguaína, desde setembro/2023, junto ao curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Integradas, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Formação de Professores e Etnomatemática. Temáticas de estudo e pesquisa: formação de professores que ensinam matemática, ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática, teorias de currículo (perspectiva pós-estruturalista), estudos foucaultianos (sujeito, práticas discursivas, relações de poder-saber).

Referências

Almeida, Paulo Nunes de. Língua Portuguesa e Ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14465. Acesso em: 11 fev. 2024.

Arias, José O. Cardentey; Yera, Armando Pérez. O que é a Pedagogia Construtivista? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 5, n. 8, p. 11-22, jul./dez. 1996. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/360/328. Acesso em: 29 ago. 2024.

Baldissera, Altair. A Geometria Trabalhada a Partir da Construção de Figuras e Sólidos Geométricos. Portal Dia a Dia Educação, Secretaria da Educação do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_altair_baldissera.pdf. Acesso: 29 ago. 2024.

Filho, Joaquim Borges de S.; BRITO, Kleisy Laiana Vieira de. O aprendizado da geometria contextualizada no ensino médio. IESGO - Instituto de Ensino Superior de Goiás. Pós- Graduação Lato Sensu em Educação Matemática. Formosa/Goiás, 2010.

FONSECA, Adriano. A utilização de materiais concretos para o ensino e aprendizagem da Matemática: aspectos teórico-metodológicos e práticos. In: FONSECA, Adriano; SOUZA, Janderson Vieira de. (orgs.) Laboratório de Ensino de Matemática: experimentos e discussões na formação de professores de matemática. Palmas: UFT/EDUFT, 2016. p. 37-52.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 49 reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LORENZATO, Sergio Aparecido. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, SBEM, Blumenau, Ano III, n. 4, 1 sem., p. 3-13, 1995.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

PACHÊCO, Franklin Fernando Ferreira; SILVA, Rosilene Pedro da; OLIVEIRA, Glaucce Gizelly Silva de. Construções de Poliedros com Canudos: uma oficina mediada pela utilização de materiais didáticos para a produção de conhecimentos geométricos. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, IX, 2016, Campina Grande. Anais … Campina Grande: SBEM-PB, 2016. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/epbem/2016/TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID427_26102016212623.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.

RIESS, Maria Luiza Ramos. Trabalho em Grupo: instrumento mediador de socialização e aprendizagem. 2010. 33 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura, São Leopoldo, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35714/000816117.pdf. Acesso em: novembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)