Aprendizagem vivencial de autoconhecimento e cuidado psicocorporal na formação para o cuidado na graduação de profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41448Palavras-chave:
Aprendizagem vivencial, Educação universitária, Psicologia CorporalResumo
A formação universitária de profissionais de saúde não costuma integrar o autoconhecimento e o cuidado de si mesmo e do outro, considerando sensações corporais e subjetividade dos estudantes. Esta é uma pesquisa exploratória qualitativa, com o objetivo de desenvolver reflexão sobre o trabalho educacional que integra as funções intelectuais e as vivências corpóreas e emocionais na aprendizagem científica, para estímulo ao cuidado de si e do outro na formação de profissionais de saúde. Realizou-se a partir da análise de registros de experiências docentes, com metodologia pedagógica teórico-vivencial com base na Psicologia Corporal, em cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e das Faculdades Integradas Maria Thereza, de 2008 a 2019. É possível promover a aprendizagem do autoconhecimento e do cuidado psicocorporal de si e do outro na educação universitária. A universidade deve ampliar o repertório docente, com ferramentas pedagógicas que integrem teoria e vivência e promovam autoconhecimento e cuidado como parte da formação de profissionais de saúde.
Downloads
Referências
AFONSO, Maria Lucia M. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo na área da saúde. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
ALBERTINI, Paulo. Reich: História das Ideias e Formulações para a Educação. São Paulo: Ágora, 1994.
ALMEIDA, Marcus V. M. Corpo e arte em Terapia Ocupacional. 1. ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2004.
AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidades nagô. Petrópolis: Vozes, 1983.
AYRES, José Ricardo C.M. Cuidado e reconstrução das práticas de Saúde. Interface, Botucatu, v. 8, n. 14, 2004. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-32832004000100005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/jNFBpg8J6MzRcBGt5F6B5tn/?lang=pt>. Acesso em: 07 set. 2020.
BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
BARRETO, A. F. Pedagogia da vida: Por uma educação em saúde desde si mesmo. ComSertões, Juazeiro, v. 6, n. 1, p. 30-43, 2018. DOI https://doi.org/10.36943/comsertoes.v6i1.5817. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/5817>. Acesso em: 20 jan. 2021.
BOADELLA, D. Transferência, ressonância e interferência. Energy and Character Journal, The International Journal of Biosynthesis. [s.d] Disponível em: <https://www.energyandcharacter.com/wp-content/uploads/2018/08/free-article-4.-PORTUGUES-Transfere%CC%82ncia-Ressona%CC%82ncia-e-Interfere%CC%82ncia.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2021.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela Terra. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
CARVALHO, José J. de; KIDOIALE, Makota; CARVALHO, Emilio N. de; COSTA, Samira L. da. Sofrimento psíquico na universidade, psicossociologia e encontro de saberes. Sociedade e estado, Brasília, v. 35, n. 01, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/se/a/yxrR4dMvNYmB3SZYTdZCVCQ/?lang=pt>. Acesso em: 29 mai. 2020.
CARVALHO, Maria Luiza M. de. Aprendizagem teórico-vivencial da psicologia corporal em curso de graduação. Congresso brasileiro de psicoterapias corporais, 15º, 2010, Curitiba. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2010. Disponível em: <https://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais-2010/CARVALHO-Maria-Luiza-Aprendizagem-te%C3%B3rico-vivencial.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2022.
CARVALHO, Maria Luiza M. de; ALMEIDA, Marcus V.M. Laboratório de pesquisa e vivência sobre corpo. In: Encontro Paranaense, Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais, XVII, XII, 2012, Curitiba. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2012. Disponível em: <https://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais_2012/CARVALHO-Maria-Luiza-ALMEIDA-Marcus-Laboratorio-de-pesquisa-e-vivencia-sobre-corpo.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2023.
CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, 2004. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000500036. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csp/a/hZLwpVCM8N4ySDF5BNkKcgD/?lang=pt>. Acesso em: 07 set. 2020.
CIUFFO, Roberta Signorelli; RIBEIRO, Vitória Maria Branti. Sistema Único de Saúde e a formação dos médicos: um diálogo possível? Interface, Botucatu, v. 12, n. 24, 2008. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000100010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/Bc8FR8bJLKzBbpz4vFnt5gb/?lang=pt>. Acesso em: 07 jul. 2020.
CORREIA, Ricardo; COSTA, Samira L. da; AKERMAN, Marco. Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 3, 2017. DOI https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1526. Disponível em: <https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/1526>. Acesso em: 07 set. 2020.
COSTA, Samira Lima da; MAXIMINO, Viviane Santalúcia; GARCIA, Maurício Lourenção. Desafios e novas tecnologias no ensino para o trabalho em saúde: relato de experiência. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, Bauru, v. 3, n. 1, p. 26-45, dez. 2013. Disponível em: <https://rehutec.wixsite.com/rehutec/cópia-volume-2-número-1>. Acesso em: 01 mai. 2023.
COSTA, Samira Lima da; VIDA, Cindy Passeti da Costa; GAMA, Isabela Augusta; LOCATELLI, Nathália Tarossi; KARAM, Bruno Jaar; PING, Chao Tsai; MASSARI, Marina Galacini; PAULA, Tailah Barros de; BERNARDES, Ana Flávia Martins. Gestantes em situação de rua no município de Santos, SP: reflexões e desafios para as políticas públicas. Saúde e sociedade, São Paulo, v. 24, n. 3, set. 2015. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-12902015134769. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/rPcjb9nVvsv5xZv4gDZvdVn/?lang=pt>. Acesso em: 05 mai. 2024.
COSTA, S. L. da. Memórias, Territórios e Ocupações: Os possíveis da universidade pluriepistêmica. 2019. Projeto de pesquisa – Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, UFRJ, Rio de Janeiro, 2019.
COSTA, Samira; CARVALHO, José Jorge de. Processos de transmissão: o ensino universitário e o encontro com mestre e mestras de saberes tradicionais. In: MONTEIRO, A. C. L. (Org.). Processos psicológicos: perspectivas situadas. Niterói: EDUFF, 2021. Disponível em: <https://www.eduff.com.br/produto/processos-psicologicos-perspectivas-situadas-e-book-pdf-490>. Acesso em: 21 jul. 2021.
COSTI, Marilice. Sala de aula, arquitetura, corpo e aprendizagem (1). Arquitextos, São Paulo, ano 6, n. 069.06, Vitruvius, fev. 2006. Disponível em: <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.069/380<. Acesso em: 04 mar. 2020.
CREMA, Roberto. Saúde e plenitude: um caminho para o ser. São Paulo: Summus, 1995.
CRISTOFOLINI, Glória Maria A. F. A Psicologia Corporal na sala de aula. In: VOLPI, J. H.; VOLPI, S. M. (Orgs.). Congresso Brasileiro de Psicologia Corporal, 14º, 2009, Curitiba. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2009. Disponível em: <https://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais-2009/CRISTOFOLINI-Gloria-A-psicologia-corporal.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2021.
ERIKSON, Erik. The life cycle completed: a review. New York: Norton, 1996.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Parte I. Petrópolis: Editora Vozes/Universidade São Francisco, 2004.
JAGGAR, A. M. Amor e conhecimento: a emoção na epistemologia feminista. In: JAGGAR, A. M.; Bordo, S. R. Gênero, corpo, conhecimento. Coleção Rosa dos Tempos. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 157- 185.
JEBER, L. J. Educação pela autonomia através da auto-regulação: uma perspectiva reichiana. Escritos sobre Educação, v. 5, n. 1, p. 26-32, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-98432006000100005&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 06 jun. 2021.
KOLB, David. A. Experiential learning: experience as source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/235701029_Experiential_Learning_Experience_As_The_Source_Of_Learning_And_Development>. Acesso em: 27 mai. 2023.
LIBERMAN, Flávia. O corpo como pulso. Interface, Botucatu, v. 14, n. 33, 2010. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-32832010000200017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/FjBwsHw54cwBw7FJyXBDnBs/?lang=pt>. Acesso em: 04 mai. 2021.
LIBERMAN, Flávia; LIMA, E. M. F. A.; MAXIMINO, V. S.; CARVALHO, Y. M. Práticas corporais e artísticas, aprendizagem inventiva e cuidado de si. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 29, n. 2, p. 118-126, 2017. DOI https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2163. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5155/5009>. Acesso em: 05 mai. 2020.
LIBERMAN, Flávia.; SAMEA, Marisa; ROSA, Soraya D. Laboratório de atividades expressivas na formação do Terapeuta Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 19, n.1, p. 81-92, 2011. Disponível em: <https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423>. Acesso em: 21 mar. 2021.
MARX, Karl. Trabalho alienado e superação positiva da autoalienação humana. In: FERNANDES, F. (org.). Karl Marx e Friedrich Engels: história. São Paulo: Ática, 1983. p. 146-181.
MERHY, Emerson Elias; FRANCO, Túlio Batista. Por uma composição técnica do trabalho centrada nas tecnologias leves e no campo relacional. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, ano XXVII, v. 27, n. 65, set./dez. 2003.
MERHY, Emerson Elias. O conhecer militante do sujeito implicado: o desafio de reconhecê-lo como saber válido. In: FRANCO, Túlio B.; PERES, Marco Aurélio de A. (Org.). Acolher Chapecó. Uma experiência de mudança do modelo assistencial, com base no processo de trabalho. 1. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2004. v. 1. p. 21-45.
OLIVEIRA, Paulo Henrique Pinho de; SASAKI, Daniel Guilherme Gomes. Jogos de empresas, aprendizagem vivencial, teoria do fluxo e aprendizagem baseada em problemas: o aluno como protagonista. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 24, n. 3, p. 899-919, set./dez.2022. DOI https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37348. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/37348>. Acesso em: 08 jan. 2023.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, v. 2, n. 114, p. 179-195, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/?format=pdf>. Acesso em: 23 jul. 2024.
REICH, Wilhelm. A função do orgasmo: problemas econômico-sexuais da energia biológica. São Paulo: Brasiliense, 1981.
REICH, Wilhelm. Análise do caráter. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1995.
REICH, Wilhelm. Bambini del Futuro. Milano: SugarCo Edizioni, 1987.
RIBEIRO, Eliana Nunes. Poéticas políticas. O Teatro do Oprimido como ferramenta de reflexão para a prática da pesquisa psicossocial. 2016. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social) – Instituto de Psicologia, UFRJ, Rio de Janeiro, 2016.
SCHWARTZ, C. M.; BATISTA, P. V. O fazer científico frente à perspectiva da não neutralidade. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 265-272, 2022. DOI https://doi.org/10.12957/teias.2022.56011. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/56011>. Acesso em: 05 jul. 2024.
SILVA, Cristina Dias da. Viver em primeira pessoa: uma proposta de humanização como técnica corporal. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, UnB, Brasília, 2006. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/3252>. Acesso em: 25 mar. 2022.
VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara. Psicologia Corporal – Um breve histórico. Psicologia Corporal. Revista online Centro Reichiano, Curitiba, v. 13, 2012. Disponível em: <https://www.centroreichiano.com.br/artigos/Artigos/Psicologia-Corporal-um-breve-historico-Volpi-Jose-Henrique-Volpi-Sandra.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2022.
VOLPI, José Henrique. Psicoterapia Corporal – Um trajeto histórico de Wilhelm Reich. Curitiba: Centro Reichiano, 2019.