Experiências pré-profissionais dos professores de Educação Física

percepções sobre o saber-fazer e o saber-ser

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.39085

Palabras clave:

Formação de professores, Educação Física, Experiência pré-profissional

Resumen

O interesse de investigação parte dos saberes que caracterizam o processo de formação docente, especificamente dos saberes pré-profissionais que, de certo modo, influenciaram as escolhas, atitudes e percepções pedagógicas. O trabalho objetiva identificar as percepções sobre o saber-fazer e o saber-ser de quatro professores (as) de Educação Física da rede municipal de Cuiabá-MT, a partir das suas experiências pré-profissionais. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Utilizou-se a história de vida na forma de entrevista narrativa para a coleta dos dados. Verificou-se que as experiências escolares desses professores não contribuíram para uma experiência qualificadora para o saber-fazer e o saber-ser na disciplina e que a formação inicial foi fundamental para a superação de práticas obsoletas, bem como para ressignificação do papel docente, ressaltando a importância da intencionalidade, do planejamento, da diversificação de conteúdo e contextualização do ensino da área.

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Biografía del autor/a

Elaine Cristina Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora contratada no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Integra o GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Departamento de Teoria e Fundamentação.

Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Professor Associado IV da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física, com coordenação nacional da UNESP, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso. É líder do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT.

Citas

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Publicado

2024-06-19