Experiências pré-profissionais dos professores de Educação Física
percepções sobre o saber-fazer e o saber-ser
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.39085Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Física, Experiência pré-profissionalResumo
O interesse de investigação parte dos saberes que caracterizam o processo de formação docente, especificamente dos saberes pré-profissionais que, de certo modo, influenciaram as escolhas, atitudes e percepções pedagógicas. O trabalho objetiva identificar as percepções sobre o saber-fazer e o saber-ser de quatro professores (as) de Educação Física da rede municipal de Cuiabá-MT, a partir das suas experiências pré-profissionais. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Utilizou-se a história de vida na forma de entrevista narrativa para a coleta dos dados. Verificou-se que as experiências escolares desses professores não contribuíram para uma experiência qualificadora para o saber-fazer e o saber-ser na disciplina e que a formação inicial foi fundamental para a superação de práticas obsoletas, bem como para ressignificação do papel docente, ressaltando a importância da intencionalidade, do planejamento, da diversificação de conteúdo e contextualização do ensino da área.
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