Personificação feminina das nomeações nas escolas municipais de Caruaru-PE
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.38522Palavras-chave:
Identidade docente, Mulheres, MemóriaResumo
Esta pesquisa objetivou investigar a memória social e educacional das mulheres que nomeiam as escolas da rede municipal de Caruaru, compreendendo os processos e as relações de poder presentes nas escolhas dos nomes dessas escolas. Com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, usou fontes documentais para a coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Além de embasamentos teóricos em autores como Bosi (2010), Bergson (1999) e Halbwachs (1990) tratando sobre o fenômeno da memória individual e social; Freire (2011), Almeida (2007), Mato e Borelli (2013) e Figueirôa (2018) discorrendo sobre a educação das mulheres e Louro (2008), Rago (1997) e Auad (2006) discutindo a construção da figura menina na sociedade. Os resultados evidenciaram que os processos de nomeação ocorreram, de maneira geral, por essas mulheres prestarem um serviço à comunidade local, como a doação de terrenos para a construção das escolas e se destacarem por sua relevância no exercício da docência.
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