Contos africanos e saberes geográficos

reflexões a partir da Educação Tradicional Africana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37148

Palavras-chave:

Cultura Africana, Conto Africano, Educação Tradicional Africana, Oralidade Africana

Resumo

O presente texto apresenta uma breve reflexão acerca dos contos africanos. O objetivo é mostrar como eles integram a Educação Tradicional Africana, sendo ferramentas potentes de enredamento de saberes. No caso específico deste texto, busquei elucidar saberes geográficos presentes nos contos africanos. Para isso, foi necessário contextualizá-los a partir da Educação Tradicional Africana, buscar subsidio em uma língua africana
do oeste da África e dialogando com alguns autores africanos. Um conto africano foi trazido para ilustrar as reflexões e ajudar o leitor na sua compreensão. Ao longo do texto, foram apontados alguns conceitos geográficos específicos que se encontram presentes nos contos africanos

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Biografia do Autor

Senakpon Fabrice Fidèle Kpoholo, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Possui Bacharelado em Geografia e Planejamento do Território pela Université Abomey-Calavi, Benin (2010), mestrado em Educação (Cotidiano escolar, redes educativas e currículo) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e Doutorado em Educação (Linguagem, Conhecimento e formação de professores) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Membro do grupo de Pesquisa: Linguagem Interação e Conhecimento. Tem experiência na área de Geografia (Ensino de Geografia) e na área de Educação, investigando o fracasso e a evasão escolar em meio rural beninense (África); Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula e nos diversos espaços formativos. Interfaces Educação, Cinema e Redes sociais. Tem interesse em assunto em relação à geografia (Ensino de Geografia e Planejamento Territorial), ao cinema/educação, currículo e cotidiano escolar; à cultura africana e afro-brasileira, Educação e Direitos Humanos.

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Publicado

2022-07-29