Territórios Calungas

ocupação do espaço e subjetivação (política) de crianças e jovens

Autores

  • José Eduardo Gama Noronha Universidade Estadual de Campinas/ Unicamp https://orcid.org/0000-0002-5718-7000
  • Gabriela Guarnieri de Campos Tebet Universidade Estadual de Campinas/Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36883

Palavras-chave:

Geografia das Infâncias e Juventudes, Território, Subjetivação, Calungas

Resumo

O presente texto é um recorte de uma dissertação de mestrado sobre processos educativos políticos e de subjetivação com crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, a partir de sua participação em coletivos e ações do Instituto Camará Calunga. O objetivo do artigo é apresentar a noção de território como elemento importante dos processos de subjetivação, retratando o modo pelo qual crianças e jovens o experimentam e ocupam, mediadas ou não por figuras adultas, como familiares e educadores. A pesquisa traz cenas de períodos anteriores e durante a pandemia de COVID-19, destacando os efeitos desta na vida de crianças e jovens e em suas dinâmicas de ocupação dos territórios. A pesquisa se orientou pelo método cartográfico, realizada de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo e a convivência cotidiana do primeiro autor com as crianças, jovens e educadores do Instituto e por meio de entrevistas semiestruturadas e registros escritos, como diários de campo.

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Biografia do Autor

José Eduardo Gama Noronha, Universidade Estadual de Campinas/ Unicamp

Psicólogo pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Especialista em Infâncias e Juventudes pelo Centro Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Atualmente é Vice-Presidente e atua na gestão e como educador no Instituto Camará Caluga.

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Universidade Estadual de Campinas/Unicamp

professora de creche em São Carlos/SP de 2004 a 2014 e desde então é professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, vinculada aos grupos de pesquisa GPPES e DiS. Militante, pesquisadora e docente da educação infantil,  interessa-se pelos bebês e pelas relações geracionais, étnico-raciais e de gênero, a partir de diálogos com a Filosofia da Diferença, com a Sociologia, Antropologia e com a Geografia. Orientou mais de 30 TCCs, BAS, e Iniciações Científicas desde que chegou à UNICAMP. Organizou  eventos de grande porte e participa de diversas comissões e projetos em parceria com a rede pública (dentre os quais, o projeto Bebês, financiado pela FAPESP, o PIBID, o Ciclo de Oficinas em Múltiplas Linguagens e o grupo de estudos BebÊEEducação). Foi coordenadora associada das Licenciaturas junto com a profa. Alexandrina Monteiro, chefe de departamento do Departamento de Ciências Sociais na Educação, Membro dos Conselhos Municipal de Educação de São Carlos e de Campinas e membro da Comissão Assessora da Diversidade étnico-racial da UNICAMP (CADER).

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Publicado

2022-07-29