Territórios Calungas
ocupação do espaço e subjetivação (política) de crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36883Keywords:
Geografia das Infâncias e Juventudes, Território, Subjetivação, CalungasAbstract
O presente texto é um recorte de uma dissertação de mestrado sobre processos educativos políticos e de subjetivação com crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, a partir de sua participação em coletivos e ações do Instituto Camará Calunga. O objetivo do artigo é apresentar a noção de território como elemento importante dos processos de subjetivação, retratando o modo pelo qual crianças e jovens o experimentam e ocupam, mediadas ou não por figuras adultas, como familiares e educadores. A pesquisa traz cenas de períodos anteriores e durante a pandemia de COVID-19, destacando os efeitos desta na vida de crianças e jovens e em suas dinâmicas de ocupação dos territórios. A pesquisa se orientou pelo método cartográfico, realizada de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo e a convivência cotidiana do primeiro autor com as crianças, jovens e educadores do Instituto e por meio de entrevistas semiestruturadas e registros escritos, como diários de campo.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, Anete. Crianças e guerra: as balas perdidas! Childhood & Philosophy, v. 16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48358. Acesso em: 13 jan. 2022.
AITKEN, Stuart. Do apagamento à revolução: o direito da criança à cidadania/direito à cidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 629-982, jul./set., 2014.
AITKEN, Stuart. Geografias de Berço e as contratopografias da infância. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela, Guarnieri de Campos. Infância e pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. p. 65-92.
BARROS, Laura Pozzana; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS Eduardo; KASTRUP Virgínia; ESCÓSSIA Liliana. Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2012.
BROIDE, Jorge. O trabalho do psicólogo junto aos adolescentes em conflito com a lei: processos de escuta e a garantia de direitos. Cadernos temáticos CRP SP Psicologia e Educação: desafios da inclusão, São Paulo, Conselho Regional de Psicologia SP, p. 37-41, jun. 2016.
CATINI, Carolina de Roig; MELLO, Gustavo Moura de Cavalcanti. Escolas de luta, educação política. Educação & Sociedade, v. 37, p. 1177-1202, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016163403>. Acessado em: 28 jan. 2022.
DELEUZE, Giles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 2012. v. 5.
DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
FORACCHI, Marialice. A juventude na sociedade moderna. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
HARVEY, David. O direito à cidade. Lutas Sociais, São Paulo, n.29, p.73-89, jul./dez., 2012.
MARICATO, Hermínia. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MATTHEWS, Hugh; LIMB, Melanie; TAYLOR, Mark. Reclaiming the street: class, gender and public space. In: HOLLOWAY, Sarah; VALENTINE, Gill. (Eds.) Children’s geographies: living, playing, learning and transforming everyday worlds. London and New York: Routledge, 2000. p. 63-79.
PROUT. Alan. Participação, políticas e as condições da infância em mudança. In: MULLER, Fernanda. (Org.). Infância em Perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2015. p. 21-41.
RODRIGUES, Breno Ayres Chaves. Etnografias de infâncias calungas: um estudo sobre o cotidiano de crianças de um bairro periférico em São Vicente/SP. 122 p. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/59087/BRENO%20AYRES%20CHAVES%20RODRIGUES.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 02 jun. 2022.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005.
SPYROU, Spyros. Disclosing childhoods. In: Disclosing Childhoods. Palgrave Macmillan: London, 2018.
TELLES, Vera da Silva. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012.
TREVISAN, Gabriela. Aprendizagens na construção de pesquisa com crianças e sobre as crianças. Currículo sem Fronteiras, 2015.
UNICEF. Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos 2021: Baixada Santista e Vale do Ribeira (SP) Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/13601/file . Acesso: 24 jan. 2022.