Estudo de caso sobre projeto interdisciplinar desenvolvido no ensino remoto emergencial de uma escola técnica de Minas Gerais

Autores

  • Leonardo Gonçalves Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6843-1841
  • Sabrina Anacleto Teixeira Centro Federal de Educação Tecnológica/MG (Campus Leopoldina)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36348

Palavras-chave:

Ensino Médio, Decolonialidade, Autoavaliação, Ensino e aprendizagem, Covid-19

Resumo

Neste artigo, apresentaremos um estudo de caso (YIN, 2005) acerca de um projeto interdisciplinar desenvolvido entre as disciplinas de Artes, História e Língua Portuguesa durante o ensino remoto emergencial (COSTA, 2020) em uma escola técnica de ensino médio. Tal projeto pretendia discutir o conteúdo dessas disciplinas de forma integrada de modo a, mesmo dentro de uma perspectiva cronológica, problematizá-lo a partir de uma discussão decolonial (BERNADINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2019). Nosso problema de pesquisa buscou analisar se a interdisciplinaridade potencializou o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Já o objetivo do presente artigo é avaliar o projeto interdisciplinar em questão a partir da percepção dos(as) estudantes. Para tanto, foram aplicados dois questionários autoavaliativos, respondidos por eles(as), no início e no final do projeto. Os resultados evidenciaram que os(as) estudantes compreenderam o conceito de interdisciplinaridade e perceberam a importância de um ensino mais integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorando em Ciência da Informação pela UFMG. Doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas com período sanduíche na University of Amsterdam.

Sabrina Anacleto Teixeira, Centro Federal de Educação Tecnológica/MG (Campus Leopoldina)

Doutora em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), professora de Língua Portuguesa e Literatura (Cefet/MG - Câmpus Leopoldina).

Referências

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, n. 01, p. 83-92, 01 jan. 2011. Anual. Disponível em: [http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf]. Acesso em 5 nov. 2021.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei no 9.394, de 20 dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: [http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf]. Acesso em 5 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 31 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. 2007. Disponível em [http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf]. Acesso em 5 nov. 2021.

BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, 1972.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo, Contexto, 2006.

COSTA, Maria Adélia da. Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas ao ensino remoto emergencial. CEFET-MG: Belo Horizonte, 2020. Disponível em [https://www.cefetmg.br/wp-content/uploads/2020/08/Ebook_MAA_ERE_ADLIA_2020.pdf]. Acesso em 4/11/2021.

DEMO, Pedro. Educação, avaliação qualitativa e inovação – I. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GLASS, Robert. O que é história da arte? Khan Academy, 2020. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/humanities/art-history-basics/beginners-art-history/a/what-is-art-history. Acesso em 18 ago. 2020.

MARTINS, Ivanda. A literatura no ensino médio: Quais os desafios do Professor? In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

MORAN, José Manuel. O que é educação a distância, 2002. Disponível em: [http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf]. Acesso em 5/11/2021.

RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e tecnologias digitais: ciclos da precariedade diante da pandemia. Conferência apresentada por Ana Elisa Ribeiro. [s.l., s.n], 2020. 1 vídeo (1h 33min 25seg). Publicado pelo canal da Associação Brasileira de Linguística. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-lfTZT7oFI. Acesso em: 4 nov. 2021.

TELLES, João A. “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Revista Linguagem & Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2012. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15560/9747. Acesso em: 16 mar. 2021.

VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Didática: temas selecionados. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985.

WACHOWICZ, Lílian Anna; ROMANOWSKI, Joana Paulim. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.

YIN, Robert. Estudo de casos: planejamento e métodos. São Paulo: Editora Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-06-29