Residência pedagógica e os caminhos para docência
das incertezas à busca por inovações em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34984Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Iniciação docente, Ensino de HistóriaResumo
O presente escrito trata da experiência de iniciação docente no Programa Residência Pedagógica, do subprojeto de História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Analisa-se como tal prática contribuiu para a formação docente em meio às incertezas e anseios do primeiro contato com o ser professor(a). Ambientado em municípios da região do Maciço de Baturité, no interior do Ceará, esta formação foi dividida em três ciclos, sendo cada um deles vivenciado em uma escola diferente, correspondendo aos níveis de ensino fundamental II e médio, incluindo uma escola de tempo integral. Esta experiência fortaleceu conhecimentos significantes sobre a ação no chão da escola em conexão com as diversas realidades, o que contribuiu para um aprendizado significativo, e possibilitou a promoção de uma consciência sobre a importância do ensino de História.
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