UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DUAS REALIDADES

Autores

  • Menga Lüdke Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19103

Resumo

O artigo apresenta uma análise da situação atual da formação de professores da educação básica na Inglaterra e no Brasil, a partir de um estudo da autora junto ao Instituto de Educação da University College of London (2016/2017) e de sua experiência, como pesquisadora da área, no Brasil. Foram destacados traços específicos de ambas as estruturas do curso formador e suas consequências nas duas realidades. Na Inglaterra, a formação se concentra em um ano de Pós-Graduação, 80% do qual em forte articulação com as escolas, com risco de limitações no lado teórico na universidade. No Brasil, o curso dura quatro anos, com limitações do lado prático, pela fraca articulação entre universidade e escolas, que são as duas instituições formadoras.

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Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos