Avaliação na Educação Infantil
o portfólio como instrumento avaliativo e reflexivo da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.33040Palavras-chave:
Avaliação, Portifólio, Educação infantilResumo
O presente texto tematiza a avaliação na educação infantil a partir de reflexões sobre a prática docente e o processo avaliativo resultantes de um projeto de intervenção realizado em uma escola pública de educação infantil de Belo Horizonte, MG, e de ações oriundas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu “Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica”, do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG (SMED). O relato busca estabelecer um diálogo entre a experiência docente junto a crianças da primeira infância e os estudos relacionados à avaliação, focando o uso do portfólio como instrumento avaliativo. As análises revelam a importância da avaliação se configurar como uma ação processual e contínua, ampliando as possibilidades de reflexão do(a) professor(a) sobre o fazer docente, bem como uma maior percepção por parte da criança, protagonista do processo de aprendizagem, sobre o seu próprio processo de desenvolvimento no percurso escolar.
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