Avaliação na Educação Infantil

o portfólio como instrumento avaliativo e reflexivo da prática docente

Autores

  • Patrícia Barros UFMG/ Professora do Centro Pedagógico https://orcid.org/0000-0002-0863-5217
  • Fabiana Bragança Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte https://orcid.org/0000-0001-8369-0091
  • Kely Souto Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.33040

Palavras-chave:

Avaliação, Portifólio, Educação infantil

Resumo

O presente texto tematiza a avaliação na educação infantil a partir de reflexões sobre a prática docente e o processo avaliativo resultantes de um projeto de intervenção realizado em uma escola pública de educação infantil de Belo Horizonte, MG, e de ações oriundas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu “Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica”, do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG (SMED). O relato busca estabelecer um diálogo entre a experiência docente junto a crianças da primeira infância e os estudos relacionados à avaliação, focando o uso do portfólio como instrumento avaliativo. As análises revelam a importância da avaliação se configurar como uma ação processual e contínua, ampliando as possibilidades de reflexão do(a) professor(a) sobre o fazer docente, bem como uma maior percepção por parte da criança, protagonista do processo de aprendizagem, sobre o seu próprio processo de desenvolvimento no percurso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Barros, UFMG/ Professora do Centro Pedagógico

Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, literatura infantil, infância, formação de professores, educação inclusiva e diversidade étnico-racial. 

Fabiana Bragança, Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte

Licenciada em Letra. Especialista em Educação. Educadora infantil da rede pública de ensino de Belo Horizonte.

Kely Souto, Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2009), Mestre em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG (1998). Possui graduação em Pedagogia pela UFMG (1990) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1989). Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de educação, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Desenvolve projetos de pesquisas na área de ensino, aprendizagem e formação de professores. Conclusão do Pós-doutoramento na Linha de Pesquisa, Formação de Professores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2016).

Referências

BAPTISTA, Mônica Correia. Leitura e escrita na Educação Infantil. 1. ed. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BELO HORIZONTE. Proposições Curriculares para a Educação Infantil: Fundamentos. Belo Horizonte: SMED, 2016. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/educacao/2021/proposicoes-curriculares-para-educacao-infantil-vol-1-fundamentos.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.

BEZERRA, Edina Silva Galiza; MELO, Ana Fernandes de; BATISTA, Cleonice Pereira da Silva. Como é difícil avaliar na Educação Infantil. In: ENCONTRO DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, 3. 2019, Naviraí. Anais [...]. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/download/8791/pdf_284/. Acesso em: 20 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Infantil: Subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação. (Portaria 1.147/2011). Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://nepiec.com.br/producoes/Educacao%20Infantil%20sistematica%20de%20avaliacao.pdf. Acesso em 11 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 maio 2020.

CORREA, Bianca Cristina. Considerações sobre qualidade na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], n. 119, p. 85-112, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/nNRQtfddBr3396VMvzsgkbC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 abr. 2020.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, [S. l.], n. 24, p. 249–305, 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LIMA, Claudia Neves do Monte Freitas; NACARATO, Adair Mendes. A investigação da própria prática: a mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 241-266, ago. 2009.

MELO, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva. Avaliação na Educação Infantil. Belo Horizonte: SMED, 2016. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/educacao/2021/avaliacao-na-educacao-infantil-desafios-da-pratica-2016.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.

PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: ESTRELA, Albano; NÓVOA, António (org.). Avaliações em Educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1999. p. 144-161.

PIETROBON, Sandra; TAVARES, Nájila. Educação Infantil: saberes e fazeres. Curitiba: CRV, 2011.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Atos de pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez. 2011.

SHORES, Elizabeth F.; GRACE Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para professores. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

2024-08-23